160520_BC_BLOG2

Engajamento como diferencial competitivo

O sucesso de uma empresa envolve muito mais do que o bom delineamento e a execução assertiva de uma estratégia. Mesmo indispensável, esse processo depende fundamentalmente das peças que o colocam em vigor, os profissionais de todos os níveis hierárquicos, função que os credencia como elementos essenciais em qualquer companhia.

 

Dessa maneira, observamos que manter os funcionários focados, determinados e comprometidos, ou seja, ter um time engajado se torna elemento-chave para o alcance das expectativas organizacionais. Tal afirmação leva naturalmente a uma indagação: o que fazer para fomentar este sentimento na equipe?

 

O primeiro passo é trabalhar as lideranças. Uma vez que assume a posição de gestor, o profissional deve se responsabilizar por ser um exemplo entre seus pares e seu time. Portanto, caberá a ele a tarefa de disseminar entre os demais a missão, os valores e os objetivos organizacionais da companhia.

 

A consequente propagação dessas ideias leva à formação de colaboradores mais participativos e interessados, que passam a produzir mais e a observar melhor os processos internos da empresa. A partir daí, observa-se um efeito dominó, em que a identificação de novas oportunidades de negócios e a interação com as necessidades dos clientes surgem como as próximas pedras a cair. Cabe à empresa aproveitar as melhores ideias para consolidar e/ou expandir sua presença no mercado, transformando todo o processo de engajamento em um verdadeiro diferencial competitivo.

 

Assim, vemos que além de melhorar os negócios da companhia, o engajamento leva à melhora do clima organizacional, em que os colaboradores se vêm mais integrados e desenvolvem um senso de coletividade, assim como os gestores, que entendem melhor seu papel de modelo a ser seguido, ganhando um novo patamar dentro da estrutura geral da empresa.

Ubirajara Kojirol

Deixe um comentario

Hey, então você decidiu deixar um comentário! Isso é ótimo. Basta preencher os campos necessários e clique em enviar. Note que o seu comentário terá de ser revisto antes da sua publicação - medida para evitar spam.