160718_BC_BLOG

Gestores devem colaborar com a boa saúde dos funcionários

 

Há alguns meses, abordei neste espaço a importância do uso correto do vale-refeição pelo trabalhador para garantir uma alimentação mais balanceada. Neste artigo, vou além ao mostrar como os gestores podem ter papel decisivo ao estimular hábitos mais saudáveis por parte dos funcionários. Com isso, ganharão equipes com melhores condições de saúde, reduzindo problemas como absenteísmo e aumentando o índice de satisfação no trabalho.

Uma boa saúde depende necessariamente de bons hábitos alimentares dentro e fora do ambiente de trabalho. Para que os funcionários mantenham a disciplina, campanhas de conscientização com a participação de profissionais da saúde são uma boa saída, principalmente se a empresa conceder o vale-alimentação aos funcionários. Com ele, os profissionais terão em mãos um ótimo recurso para subsidiar alimentos e ingredientes mais saudáveis. As companhias que contam com refeitório próprio devem proporcionar uma comida mais balanceada.

Outra questão a ser tratada é o sedentarismo. Estimular os funcionários a praticar atividades físicas com regularidade trará enormes ganhos. Aqui, os trabalhos podem ser ainda mais diversificados. Criação de equipes de caminhada, corrida, bicicleta ou mesmo de academia surge como uma estratégia interessante de engajamento, que pode contar ainda com a presença dos próprios líderes: afinal, eles devem servir de exemplo ao longo do processo. Além disso, ao enxergarem seus líderes como parceiros nessa trajetória de mudança, os funcionários tendem a cooperar muito mais nas tarefas diárias, o que resulta na constituição de times mais unidos e eficientes.
​ ​
O mais importante é lembrar que propostas de mudanças de hábitos costumam gerar resistência. Portanto, nunca devem ser impostas, fazendo com que conscientizar se torne a palavra-chave do sucesso. Converse, crie campanhas, participe ativamente e transforme a vida dentro da empresa e fora da empresa. Os resultados serão sentidos por todos.

Ubirajara Kojirol

Deixe um comentario

Hey, então você decidiu deixar um comentário! Isso é ótimo. Basta preencher os campos necessários e clique em enviar. Note que o seu comentário terá de ser revisto antes da sua publicação - medida para evitar spam.