160718_BC_BLOG

Lições Olímpicas

A partir do próximo dia 5 de agosto, o mundo inteiro estará nas movimentações de milhares de atletas de dezenas de modalidades esportivas que lutarão por uma medalha para seus países.

Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, esforço, dedicação e disciplina são alguns dos ingredientes obrigatórios para chegar à vitória. Por isso, encontramos nas provas que acontecerão ao longo de três semanas um espelho do que ocorre diariamente em nossas vidas: sem comprometimento, é impossível conquistar objetivos.

Essa é uma das razões que tornam os esportes um objeto de tão grande fascínio. Eles nos ensinam algumas regras e determinados códigos que, quando aplicados no dia a dia, revelam-se o segredo do sucesso.

No caso de modalidades coletivas, como futebol, vôlei ou basquete, vemos como o espírito de equipe deve superar qualquer individualismo em prol de um objetivo comum – a mesma regra que rege a realidade corporativa. Não é à toa que se torna cada vez mais comum chamar as equipes de “times”, num sinal de que quando se trabalha em conjunto, o alcance das metas se torna muito mais tangível.

Nas modalidades individuais, como na natação ou no atletismo, vemos o fruto da mais pura dedicação e concentração. Enquanto dão braçadas, correm ou lançam dardos, os atletas estão imersos em seu próprio mundo, alheios a qualquer distração que possa se entrepor ao pódio. Tamanho foco é algo que importantíssimo numa realidade corporativa em que Facebook, WhatsApp e dezenas de outras tecnologias surgem para desviar a atenção de nossas tarefas, resultando em atrasos, erros e diversos outros problemas.

No final, lembramos ainda que quem está participando das Olimpíadas visa acima de tudo a desfrutar a oportunidade de brilhar diante do mundo, mesmo que por alguns instantes. O chamado “espírito olímpico” ensina a comemorar a vitória, aceitar a derrota e manter sempre o queixo erguido para dar o próximo passo rumo ao sucesso: regras de uma vida feliz, dentro e fora do trabalho.

Deixe um comentario

Hey, então você decidiu deixar um comentário! Isso é ótimo. Basta preencher os campos necessários e clique em enviar. Note que o seu comentário terá de ser revisto antes da sua publicação - medida para evitar spam.