size_810_16_9_bilhete-unico-digital

Novos validadores aumentam segurança e agilidade na bilhetagem eletrônica

Por: Celso Campello Neto

   A cidade de São Paulo continua fortalecendo seu sistema de bilhetagem eletrônica, mostrando o quanto a tecnologia é fundamental para otimizar o transporte público. Recentemente, 2 mil ônibus de sua frota tiveram seus validadores eletrônicos substituídos por modelos de última geração.

     O motivo da troca é que a nova tecnologia possibilitará uma série de melhorias. Uma delas é a redução de fraudes, uma vez que os validadores serão equipados com uma câmera que possibilitará a verificação dos passageiros que possuem benefícios no Bilhete Único, ao comparar as fotos previamente cadastradas com aquelas realizadas no momento da validação.

   Além disso, os equipamentos, por possuírem performance de processamento maior que os antigos e melhor capacidade de armazenamento e transmissão de dados – realizada via WiFi e Modem 3G -, tornarão o embarque dos passageiros ainda mais rápido, evitando maior tempo de parada dos coletivos, o que gera aumento do trânsito e de filas nos corredores exclusivos.

    A determinação da SPTrans, órgão que administra o transporte público na capital paulista, é que até o final de 2015 todos os ônibus que circulem na cidade contem com o equipamento – um estímulo para que mais e mais pessoas optem pela utilização dos cartões de transporte em seus deslocamentos diários.

_____________________________________________________

2014-07-23-14.12

Celso Campello Neto é professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), especialista em Gestão de Projetos e Inteligência de Mercado e diretor-executivo da Benefício Certo, empresa brasileira de gestão de benefícios aos trabalhadores.

Deixe um comentario

Hey, então você decidiu deixar um comentário! Isso é ótimo. Basta preencher os campos necessários e clique em enviar. Note que o seu comentário terá de ser revisto antes da sua publicação - medida para evitar spam.