10 dicas para manter o home office mais produtivo

1. Organize um ambiente de trabalho

A primeira das dicas para o home office é determinar um local na sua casa para ser especificamente seu ambiente de trabalho. Ou seja, seu escritório ou filial da sua empresa em casa.

Nesse local estarão todos os materiais necessários para o trabalho, como computador, telefone, documentos etc. Além disso, certifique-se que o local é silencioso e livre de distrações.

2. Mantenha o ambiente organizado

A bagunça pode minar a produtividade de qualquer um. Portanto um dos passos fundamentais das dicas de home office é manter o seu ambiente de trabalho limpo e organizado. Isso vai motivar você a trabalhar melhor e de forma mais produtiva. A bagunça acaba desorganizando sua atenção, interferindo no foco do que realmente importa.

3. Arrume-se

Trabalhando de casa você pode pensar que é um máximo poder trabalhar de pijama e sem lavar o rosto. Entretanto, cuidado com isso, já que estar desarrumado pode gerar preguiça e minar a sua produtividade. O ideal é que se arrume para trabalhar assim como faria caso fosse ao escritório. Isso porque ao estar em dia com sua aparência e conforto pessoal, a sua mente se condiciona melhor para o “modo trabalho” e as chances de ser mais produtivo aumentam.

Além disso, hoje em dia as ligações em vídeo estão cada vez mais comuns e você pode acabar sendo chamado para uma reunião com os diretores da sua empresa durante o expediente.

4. Determine seu horário de trabalho

Esse passo depende da forma que sua empresa trabalha. Se sua função é exercida exclusivamente por você, sem a necessidade de interação constante com outros membros da equipe, você pode determinar um horário qualquer do dia para trabalhar. Por exemplo, se você render mais a noite, trabalhe a noite e assim entregue mais resultados.

Se o seu trabalho for feito com interação constante de outras pessoas, você precisa determinar um horário comercial para toda a equipe e assim garantir que não haja um desencontro geral. Por exemplo, vocês podem combinar que todos trabalhem das 08:00 às 17hs.

5. Planeje suas atividades

Uma dica muito boa para o home office é planejar todas as atividades da semana com antecedência. Quando você tem uma lista de atividades para o dia, semana e mês, o trabalho fica mais focado e produtivo. A vantagem desse método é a facilidade em manter a disciplina e evitar distrações, já que você terá uma visão muito mais clara do que precisa ser feito.

6. Reduza as distrações

Quando estamos em casa existem grandes chances de as distrações nos alcancem com mais frequência e nos distraírem com mais intensidade. Diante desse fato você precisa reduzir essas possibilidades. Avisar os familiares que você estará trabalhando naquele determinado horário, virar o celular de costas e desligar a televisão, por exemplo. Se as coisas na sua casa funcionavam enquanto você estava no escritório fisicamente, elas precisam continuar funcionando enquanto você está de home office.

7. Mantenha sua equipe atualizada

Mantenha a sua equipe atualizada com reuniões diárias, semanais e/ou mensais. Isso vai garantir que o time mantenha-se produtivo durante o home office e que todos estão na mesma página em relação aos projetos da empresa.

8. Lembre-se de dar pausas de vez em quando

Até agora as dicas para home office foram todas focadas na produtividade, mas é importante também falar da sua saúde. É fundamental que você dê pequenas pausas ao longo do trabalho, assim como você faria no escritório, para ir ao banheiro, beber café ou água etc. Isso evita um desgaste muito grande e ainda pode te inspirar a resolver alguma tarefa.

Uma dica é usar o método “pomodoro” para dividir períodos de produtividade e descanso.

9. Determine um fim para o expediente do dia

Ainda no lado da saúde, vamos falar agora de determinar um fim para o seu trabalho diário. Após concluir as horas ou tarefas planejadas, é importante que feche tudo e de fato pare de trabalhar. Caso não faça essa separação, sua saúde mental pode ir pelo ralo, já que você acabará trabalhando sem parar e sem muito foco ou produtividade, uma vez que estará exausto.

10. Utilize uma ferramenta para monitorar a empresa

Para fechar, a última das dicas para home office, é usar uma ferramenta que permita monitorar o andamento da sua produção mesmo a distância. Como por exemplo: o Runrun.it, que é um software para a gestão profissional do trabalho centrado no controle do tempo. Uma plataforma completa para ajudar sua empresa a controlar tarefas, projetos, fluxo do trabalho e o tempo e custo investidos.

Além disso, novos benefícios surgem com novas necessidades. Para auxiliar nos desafio do Home Office, a Benefício Certo tem uma excelente solução: o cartão BC Home Office. Com ele as empresas podem oferecer auxílio home office para os profissionais que trabalham de forma remota. O colaborador pode: pagar contas, comprar itens para escritório, além de abastecer o carro e utilizar outros tipos transportes via aplicativo.

Saiba mais em: https://beneficiocerto.com.br/cartao-home-office/

Compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia também