Com a volta do trabalho presencial, muitos profissionais estão preocupados com o bem-estar dos pets, afinal, foram dois anos de isolamento social que intensificaram a relação entre os tutores e os animais de estimação.
De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, apresentada pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC), 30% dos pets foram adquiridos durante o isolamento social, sendo que 23% dos tutores o fizeram pela primeira vez.
E à medida que as empresas estão voltando a rotina presencial, o ambiente pet friendly se torna uma realidade para se adequar as novas necessidades dos profissionais que querem estar perto dos animais durante o período de trabalho, mesmo que fora de casa.
A prática não serve apenas para atrair os profissionais ao modelo presencial, mas também é uma maneira de tornar o ambiente de trabalho mais leve, engajado e saudável. Se a sua empresa ainda não pensa na estratégia pet friendly, deveria, certamente, leva-la em consideração.
Por isso, a seguir, iremos mostrar quatro bons motivos para se tornar um escritório pet friendly. Quer saber mais sobre? Acompanhe a leitura!
1. Promoção do bem-estar
Não é de hoje que cientistas falam dos benefícios de ter um animal de estimação. Cuidar de um pet está relacionado a fatores como maiores taxas de sobrevivência, menos solidão, melhor bem-estar psicológico, menores taxas de depressão, menores níveis de estresse ou ansiedade, entre outros.
Então, por que não trazer todos esses benefícios para o ambiente de trabalho, uma vez que, os profissionais passam maior parte do tempo na empresa? E a prática não fará bem apenas ao tutor, mas também ao animal.
2. Contribui com o senso de responsabilidade
Cuidar de um animal é uma responsabilidade tremenda, pois assim como os humanos, eles também sentem necessidades especificas. E muitos colaboradores sentem vontade de levar os pets ao trabalho para cuidar deles com mais zelo e dedicação.
Além disso, por ser um ambiente coletivo, os funcionários precisam ter um maior senso de responsabilidade para manter o local limpo para todos.
3. Gera mais interação
Quem aqui não se derrete ao ver um pet? Pois bem, dar a possibilidade de os profissionais levarem os animais de estimação a empresa gera mais interação entre os colaboradores, afinal, todo mundo quer saber mais um pouco sobre o bichinho, fazer carinho, brincar e até mesmo ajudar a cuidar.
4. Atração e retenção
O pacote de benefícios pode ser um divisor de águas para os profissionais na hora de escolher uma empresa. E os donos de pets que fazem questão de estar com os bichinhos durante o horário de trabalho, certamente, levam em consideração se o ambiente é pet friendly.
Além da possibilidade de receber os bichinhos de estimação, muitas empresas estão oferecendo o benefício chamado PETernidade, em que os profissionais podem tirar licença de dois dias quando adotam um bichinho, para fazer a adaptação do animal em casa.
Se a sua empresa possui a estrutura necessária para ser pet friendly, por que não adotar essa prática? Grandes nomes do mercado já estão tornando essa possibilidade real para engajar os colaboradores e deixá-los cada vez mais à vontade no ambiente de trabalho!