4 dicas para as reuniões remotas serem mais eficientes

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Desde que o home office se tornou uma realidade no mercado de trabalho, os profissionais tiveram que se adaptar. As reuniões por exemplo se tornaram ainda mais comuns no dia a dia dos trabalhadores, afinal, a falta de contato físico faz com que os trabalhadores tenham mais necessidade de se reunir por meio de aplicativos.

No entanto, essas reuniões online precisam ser, antes de mais nada, produtivas, afinal, diversas situações podem ser conduzidas por e-mail ou chats de conversa que aplicativos e sites fornecem.

Então para que a reuniões remotas sejam mais eficientes e cumpram com o objetivo de manter a comunicação entre as equipes é preciso seguir alguns princípios básicos. Quer saber quais são? Continue a leitura desse artigo!

Estabeleça algumas regras

Assim como uma conversa qualquer, é preciso ter o mínimo de bons modos. Sabemos que o home office é um jeito de tornar o trabalho menos formal, no entanto, é preciso manter o bom costume.

Sendo assim, alguém deve ser o responsável pela reunião, por iniciar a conversa e a dar espaço para que outras pessoas também possam participar e apresentar o seus pontos de vista. Além disso, é importante instruir a equipe a deixar o microfone desligado e liga-lo apenas quando for falar, não há problema em deixar a câmera desligada, mas é importante entender quando é necessário deixa-la aberta.

Defina os dias e os horários

Nada de pegar os colaboradores de surpresa e fazer reuniões de repente. Claro que isso pode ocorrer, mas deve ser uma eventualidade e não algo comum no dia a dia.

Profissionais possuem agenda e horários para cumprir, deste modo, não estão disponíveis o tempo todo, além disso, há reuniões que é preciso uma preparação antes, então não é agradável decidir de última hora que vai reunir a equipe remotamente.

Delegue funções

Infelizmente o trabalho remoto pode ter algumas instabilidades, especialmente por ser algo que precisa da internet. Então é importar designar algumas funções, caso tenha problemas de conexão ou qualquer outro que possa impedir que a reunião aconteça.

Delegue funções para quem vai moderar o chat, quem fica no lugar caso você não possa participar e até mesmo alguém para tomar nota de tudo, pois, com certeza, o tema debatido deve ser importante.

Crie uma pauta para a reunião

Reuniões precisam ter uma finalidade. Quais assuntos serão discutidos? Que horas ela irá terminar? Ter tudo isso em mente ajuda a manter um bom ritmo durante a vídeo chamada com a equipe, além de evitar que a conversa fuja do escopo e dure mais tempo do que necessário.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog da Benefício Certo e leia mais sobre gestão de pessoas!

Celso Campello Neto

Professor universitário e CEO da
Benefício Certo

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Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

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