4 dicas para incentivar a autogestão da equipe

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Existe uma série de habilidades comportamentais que as empresas buscam nos colaboradores: liderança, criatividade, capacidade de comunicação, entre outras. 

Mas, uma dessas skills tornou-se muito importante nos últimos tempos: a autogestão. Essa habilidade consiste no conceito de que os profissionais conseguem gerenciar a própria rotina, adquirindo autonomia para organizar as tarefas. 

Por que a autogestão é importante?

A autogestão contribui para melhor desempenho das equipes, uma vez que, todos possuem autonomia para executar o trabalho. Consequentemente, gera mais capacidade de solução de problemas, pois as tomadas de decisão tendem a ser mais ágeis, já que nada depende exclusivamente de um superior por exemplo.

Além disso, os colaboradores ficam mais engajados, o que influencia diretamente na produtividade e desempenho. Ou seja, apenas vantagens, não é mesmo?

Como incentivar autogestão?

Existem muitas maneiras da sua empresa incentivar a autogestão entre os colaboradores. Algumas são: 

Priorizar a comunicação entre os colaboradores 

A autogestão não acontece sem que exista uma boa comunicação. Os profissionais precisam estar bem alinhados com o trabalho dos colegas para que possam executar o seu da forma mais autônoma possível. 

Além disso, quando as dúvidas surgirem, a quem eles podem recorrer? É muito importante a definição de pontos focais, bem estabelecidos e disponíveis para todos. 

Monitore o desempenho dos profissionais e dê feedbacks 

Feedbacks sempre serão importantes em qualquer execução de trabalho. Como o colaborador saberá se está indo bem em um projeto, se não tem um retorno sobre? 

A autogestão não significa abandonar os colaboradores, não é sobre ser cada um por si. No entanto, para acompanhá-los, é preciso fazer o uso de KPI’s, apenas as métricas podem mostrar o desempenho dos profissionais. 

Faça uma boa distribuição de tarefas 

A autogestão precisa de uma boa distribuição de tarefas, quem é responsável pelo que? Isso também serve para aproveitar o melhor de cada colaborador, além de, claro, não sobrecarregá-los. 

Invista na capacitação dos funcionários 

Promover a autogestão não é apenas dar autonomia para os colaboradores, é também sobre capacitá-los e desenvolvê-los para que cada um consiga utilizar suas habilidades e talentos no trabalho. 

Então, promover treinamentos, cursos e capacitações é parte da promoção da autogestão. 

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre gestão e RH! 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email