4 dicas para incentivar a autogestão da equipe

Existe uma série de habilidades comportamentais que as empresas buscam nos colaboradores: liderança, criatividade, capacidade de comunicação, entre outras. 

Mas, uma dessas skills tornou-se muito importante nos últimos tempos: a autogestão. Essa habilidade consiste no conceito de que os profissionais conseguem gerenciar a própria rotina, adquirindo autonomia para organizar as tarefas. 

Por que a autogestão é importante?

A autogestão contribui para melhor desempenho das equipes, uma vez que, todos possuem autonomia para executar o trabalho. Consequentemente, gera mais capacidade de solução de problemas, pois as tomadas de decisão tendem a ser mais ágeis, já que nada depende exclusivamente de um superior por exemplo.

Além disso, os colaboradores ficam mais engajados, o que influencia diretamente na produtividade e desempenho. Ou seja, apenas vantagens, não é mesmo?

Como incentivar autogestão?

Existem muitas maneiras da sua empresa incentivar a autogestão entre os colaboradores. Algumas são: 

Priorizar a comunicação entre os colaboradores 

A autogestão não acontece sem que exista uma boa comunicação. Os profissionais precisam estar bem alinhados com o trabalho dos colegas para que possam executar o seu da forma mais autônoma possível. 

Além disso, quando as dúvidas surgirem, a quem eles podem recorrer? É muito importante a definição de pontos focais, bem estabelecidos e disponíveis para todos. 

Monitore o desempenho dos profissionais e dê feedbacks 

Feedbacks sempre serão importantes em qualquer execução de trabalho. Como o colaborador saberá se está indo bem em um projeto, se não tem um retorno sobre? 

A autogestão não significa abandonar os colaboradores, não é sobre ser cada um por si. No entanto, para acompanhá-los, é preciso fazer o uso de KPI’s, apenas as métricas podem mostrar o desempenho dos profissionais. 

Faça uma boa distribuição de tarefas 

A autogestão precisa de uma boa distribuição de tarefas, quem é responsável pelo que? Isso também serve para aproveitar o melhor de cada colaborador, além de, claro, não sobrecarregá-los. 

Invista na capacitação dos funcionários 

Promover a autogestão não é apenas dar autonomia para os colaboradores, é também sobre capacitá-los e desenvolvê-los para que cada um consiga utilizar suas habilidades e talentos no trabalho. 

Então, promover treinamentos, cursos e capacitações é parte da promoção da autogestão. 

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre gestão e RH! 

Compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia também