4 soft skills para valorizar nos colaboradores

Dentre as habilidades requisitadas pelos recrutadores, estão as soft skills, competências comportamentais que fazem muita diferença no dia a dia da empresa.

Elas são essenciais para um ambiente de trabalho mais eficiente, produtivo, colaborativo e saudável. Essas habilidades podem ser notadas em momentos de decisão, pressão ou até mesmo de descontração, mas também podem e devem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

Por isso, neste artigo vamos listar as soft skills que toda empresa deve valorizar nos colaboradores. Quer saber quais são? Continue a leitura a seguir!

Comunicação

Em um mercado que valoriza o personal branding, isto é, a marca pessoal dos colaboradores, a boa comunicação é essencial. É importante saber se comunicar de forma verbal, na escrita e até mesmo nos gestos.

Uma comunicação pouco eficiente pode trazer prejuízo em diversos aspectos, como no relacionamento com outros profissionais ou até mesmo em negociações, no qual, a mensagem passada é entediada de maneira equivocada. Portanto, um funcionário com boa eloquência é muito importante no mercado de trabalho, pois ele tende ser mais eficiente no trabalho.

Liderança

Embora nem todos os profissionais assumam o cargo de líder, essa é uma competência importante, pois uma pessoa com essa habilidade é capaz de conduzir os outros colaboradores aos objetivos. Além do mais, profissionais com espírito de liderança tendem a ser proativos e motivacionais.

Basicamente, um líder nato tem a capacidade de influenciar pessoas, mas também possui a sensibilidade para enxergar dificuldades e encontrar maneiras de solucioná-las com a equipe.

Gestão de tempo

Essa habilidade consiste em saber administrar o tempo e entender o que deve ser prioridade. Desse modo, é preciso ser uma pessoa organizada para definir bem as metas do dia a dia.

Em tempos de home office, essa soft skill é muito importante, afinal, com o trabalho em casa, cada profissional precisa saber administrar seu próprio tempo devidamente.

Autonomia

A autonomia é outra característica muito importante neste momento que as empresas adotaram a modalidade home office. Essa é uma soft skill que deve ser muito valorizada, especialmente em ambiente ágeis, nos quais, decisões precisam ser tomadas a todo tempo.

Embora seja importante ter a presença de um líder que delegue as atividades, nem sempre é possível contar com a disponibilidade do mesmo em determinadas situações, deste modo, a autonomia se faz importante para seguir o trabalho com mais estabilidade, sem a necessidade de um “aval” superior em alguns momentos específicos.  

E então, sua empresa valoriza essas habilidades nos colaboradores e os ajuda a desenvolvê-las ainda mais? É importante identificar quais características os profissionais têm, para assim, extrair o melhor de cada um e, claro, aperfeiçoar o trabalho tanto individual quanto da equipe!

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