4 soft skills para valorizar nos colaboradores

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Dentre as habilidades requisitadas pelos recrutadores, estão as soft skills, competências comportamentais que fazem muita diferença no dia a dia da empresa.

Elas são essenciais para um ambiente de trabalho mais eficiente, produtivo, colaborativo e saudável. Essas habilidades podem ser notadas em momentos de decisão, pressão ou até mesmo de descontração, mas também podem e devem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

Por isso, neste artigo vamos listar as soft skills que toda empresa deve valorizar nos colaboradores. Quer saber quais são? Continue a leitura a seguir!

Comunicação

Em um mercado que valoriza o personal branding, isto é, a marca pessoal dos colaboradores, a boa comunicação é essencial. É importante saber se comunicar de forma verbal, na escrita e até mesmo nos gestos.

Uma comunicação pouco eficiente pode trazer prejuízo em diversos aspectos, como no relacionamento com outros profissionais ou até mesmo em negociações, no qual, a mensagem passada é entediada de maneira equivocada. Portanto, um funcionário com boa eloquência é muito importante no mercado de trabalho, pois ele tende ser mais eficiente no trabalho.

Liderança

Embora nem todos os profissionais assumam o cargo de líder, essa é uma competência importante, pois uma pessoa com essa habilidade é capaz de conduzir os outros colaboradores aos objetivos. Além do mais, profissionais com espírito de liderança tendem a ser proativos e motivacionais.

Basicamente, um líder nato tem a capacidade de influenciar pessoas, mas também possui a sensibilidade para enxergar dificuldades e encontrar maneiras de solucioná-las com a equipe.

Gestão de tempo

Essa habilidade consiste em saber administrar o tempo e entender o que deve ser prioridade. Desse modo, é preciso ser uma pessoa organizada para definir bem as metas do dia a dia.

Em tempos de home office, essa soft skill é muito importante, afinal, com o trabalho em casa, cada profissional precisa saber administrar seu próprio tempo devidamente.

Autonomia

A autonomia é outra característica muito importante neste momento que as empresas adotaram a modalidade home office. Essa é uma soft skill que deve ser muito valorizada, especialmente em ambiente ágeis, nos quais, decisões precisam ser tomadas a todo tempo.

Embora seja importante ter a presença de um líder que delegue as atividades, nem sempre é possível contar com a disponibilidade do mesmo em determinadas situações, deste modo, a autonomia se faz importante para seguir o trabalho com mais estabilidade, sem a necessidade de um “aval” superior em alguns momentos específicos.  

E então, sua empresa valoriza essas habilidades nos colaboradores e os ajuda a desenvolvê-las ainda mais? É importante identificar quais características os profissionais têm, para assim, extrair o melhor de cada um e, claro, aperfeiçoar o trabalho tanto individual quanto da equipe!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email