5 características de uma gestão de pessoas de sucesso

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Dentro do mercado de RH e no empreendedorismo de um modo geral, muito se fala sobre a uma gestão de pessoas eficiente e que engaje os colaboradores. A verdade é que não existe nenhuma fórmula mágica, mas, sim, uma série de práticas que os gestores podem seguir que irão refletir nas equipes.

Mas, como saber se a gestão está gerando resultados positivos? Ou melhor, quais são as características de uma gestão de pessoas de sucesso?

Pois bem, é sobre esse assunto que vamos abordar neste artigo. Quer saber quais características são essas? Então, continue a leitura para saber mais!

Comunicação transparente

Uma comunicação transparente é fundamental dentro de uma empresa, pois a mensagem passada aos colaboradores deve ser universal. Desse modo, é preciso deixar muito claro quais são as visões, missões e objetivos da companhia e fazer com que os profissionais tenham acesso a esses conceitos com facilidade.

Além disso, é preciso que os gestores também consigam se comunicar com clareza com as equipes. É importante dizer que isso vai do momento em que o trabalhador é contratado até o último dia dele na organização

Hoje em dia, as empresas são multigeracionais, sendo assim, a forma como a mensagem é recebida pode ser diferente para cada perfil de profissional. Portanto, a empresa deve conseguir se adaptar as linguagens mais adequada para cada público.

Equipes produtivas

Uma gestão de pessoas eficiente precisa valorizar, primeiramente, os profissionais, afinal, são eles que fazem a roda girar. Desse modo, a produtividade dos colaboradores com relação as atividades do dia a dia da companhia é algo que deve ser avaliada de tempos em tempos.

Se a equipe não está produtiva, com certeza há algo de errado na forma como gestor ou líder conduz o time. Produtividade precisa ser mensurável, então é necessário estruturar uma avaliação de desempenho e entender o que pode ser melhorado junto com os colaboradores.

Há uma série de fatores que devem ser avaliados e, neste caso, o estado emocional do colaborador é um deles, pois, profissionais felizes tendem a produzir mais. Caso haja algo de errado, cabe a empresa entender como contribuir para a melhora do quadro em questão e isso vale em todos os aspectos que são analisados no que diz respeito a qualidade do trabalho.

Ambiente de trabalho saudável

Ambiente de trabalho tóxico não produz, não tem uma comunicação clara com o colaborador e não retém talentos. Uma boa gestão de pessoas trabalha para que quadros como esses não existam dentro de uma empresa.

É necessário fazer uma pesquisa de clima organizacional para compreender quais são os sentimentos dos profissionais com relação a empresa. É um passo muito importante para entender a perspectiva que os colaboradores possuem da companhia

Processos automatizados

Uma gestão eficiente dá ferramentas aos colaboradores para que eles possam executar suas atividades no dia a dia. Isso se aplica, inclusive, ao RH, que precisa ter o apoio da tecnologia para que possa cumprir de forma assertiva as análises sobre os colaboradores da empresa.

Passar horas realizando uma atividade que poderia ser feita em um software de gestão em minutos, por exemplo, é um péssimo sinal de que a equipe não consegue ser produtiva, logo, a gestão não é eficiente. Para mudar isso, a companhia precisa usar a tecnologia como uma aliada do profissionalismo.

Treinamentos que geram bons resultados

Equipe treinada é uma equipe que consegue produzir, que tem ferramentas adequada para o trabalho e que está em um ambiente que valoriza o colaborador. É importante fornecer conhecimento e aperfeiçoamento para os profissionais, muitas empresas podem, inclusive, entender isso como uma maneira de preparar o profissional para o concorrente, no entanto esse é um pensamento está equivocado.

Organizações que entendem que devem fornecer treinamento para o colaborador, não só melhora a performance do mesmo, como também retém o talento. Uma boa gestão de pessoas, antes de mais nada, valoriza o profissional e o desenvolve ainda mais, visando um crescimento na carreira.

Como está a gestão de pessoas da sua empresa? Conseguiu identificar alguma ou todas essas características?

É importante ressaltar que sempre há maneiras de tornar a gestão mais eficiente, colaborativa e saudável, pois a melhoria não é uma meta e, sim, um caminho!

Continue acompanhando o blog da Benefício Certo para mais dicas de gestão de pessoas!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email