O engajamento é um elemento diário que incentiva a proatividade, reduz erros e aumenta o potencial de inovação empresarial. Portanto, para você continuar inovando na gestão de pessoas, envolver a equipe é uma etapa essencial. Para ajudá-lo a lidar com este desafio, separamos as 5 dicas a seguir que podem ser realizadas:
1. Investir no aprimoramento contínuo de líderes
A equipe é sempre o espelho do líder. Portanto, antes de termos uma equipe mais feliz e eficiente, devemos ter um líder que esteja disposto a contribuir e que esteja comprometido com a melhoria contínua. Ao criar essa cultura de crescimento pessoal, o desempenho da empresa geralmente cresce com as pessoas. Incentive o aprendizado e incentive todos a serem protagonistas da própria carreira, tornando o ambiente de trabalho mais gratificante e agradável. Portanto, a equipe entrou em um ciclo de melhoria contínua. Isso significa que eles não apenas têm um melhor desempenho, mas também conseguem superar os desafios com mais rapidez. Para isso, é preciso estimular o desenvolvimento dos líderes: investir em programas de formação de lideranças, treinamento, orientação e proporcionar espaço para o autodesenvolvimento.
2. Dar autonomia de trabalho às equipes
Quando a equipe está envolvida, atingir metas torna-se uma tarefa diária. Porém, quando a equipe participa do processo de definição de metas, os resultados são melhores. Essa participação cria um sentimento de pertencimento e reduz ainda mais a relação entre o indivíduo e os objetivos da empresa. Com isso, a equipe passa a trabalhar ativamente para alcançar os melhores resultados.
3. Medir o engajamento regularmente
Normalmente, a empresa envia um relatório de pesquisa de engajamento dos funcionários uma vez por ano. Isso significa que o feedback de seus funcionários provavelmente capturará apenas o sentimento atual, em vez de analisar periodicamente ao longo do ano.
4. Mostrar que o engajamento é um foco permanente, não apenas uma tendência passageira.
Proprietários e líderes devem se comprometer de forma clara e consciente em aumentar o engajamento e apoiar o bem-estar dos funcionários. Se eles acharem que o novo plano de participação é apenas uma moda passageira, você poderá perder mais contato com eles.
5. Ouvir sua equipe nos termos dela
Fornecer um ambiente seguro e um mecanismo para fornecer informações e comentários confidenciais e anônimos é essencial. Desta forma, você ouvirá suas opiniões honestas – não apenas o que eles querem ouvir. Se eles souberem que o engajamento é importante para você, os funcionários abrirão suas mentes. Depois que a equipe fornecer feedback, use o relatório da pesquisa de engajamento do funcionário para determinar algumas ações simples para provar que a participação realmente mudou. Você terá a motivação necessária para seguir um plano de ação de longo prazo.
Como você pode ver, o envolvimento no trabalho é fundamental para o sucesso dos funcionários e das organizações. Então, como você vai garantir a participação de seus funcionários na próxima etapa?
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