5 dicas para diminuir o turnover na empresa

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Todo trabalhador passa por um ciclo profissional, desse modo, é natural que em algum momento os colaboradores da sua empresa busquem novos desafios na carreira. Contudo, não é normal quando há uma alta taxa de rotatividade na empresa. 

Ter muita saída de profissionais é um sinal de que a saúde organizacional não vai muito bem, sendo assim, o RH precisa descobrir onde que está o problema para identificar o que estimula os colaboradores a saírem da empresa. 

O turnover, termo usado para definir essa entrada e saída de funcionários, deve ser uma preocupação não apenas departamento de recursos humanos, mas também dos gestores, uma vez que, toda essa motivação gera custos para a companhia. 

Perder bons profissionais e precisar sempre capacitar novas pessoas é prejudicial para a corporação, por isso pensar em estratégias para diminuir o turnover é fundamental para qualquer empresa no mercado. 

Abaixo, listamos 5 dicas importantes para tentar reverter esse quadro. Continue a leitura para saber como reduzir esse número. 

Treinamento contínuo para os colaboradores 

O local de trabalho também deve ser uma extensão da formação do profissional. É importante entender que todo colaborador, independente do cargo que exerce ou de hierarquia, precisa se capacitar cada vez mais para conseguir executar as atividades bem. 

Todo mundo precisa se reciclar, aprender novas coisas, se adequar a novos métodos, então, é importante que a empresa entenda seu papel nessa formação contínua. Não é preparar o colaborador para estar apto ao concorrente, mas, sim, investir para ter os melhores profissionais na empresa.

Desenvolva um plano de carreira 

Profissionais são ambiciosos e querem evoluir na carreira. Nada melhor quando a empresa oferece possibilidades para esse crescimento. Reconhecimento não só importante, mas é também uma necessidade do ser humano. 

Oferecer um plano de carreira é a demonstração de que a empresa valoriza e confia no trabalho de cada profissional. Isso o motiva atingir cada vez mais resultados melhores, pois o colaborador entendeu que pode vestir a camisa da empresa. Isso ajuda a diminuir a taxa de turnover, reduzindo até mesmo a possibilidade de perder alguém para um concorrente. 

Estimule os colaboradores oferecendo benefícios 

Benefícios ajudam a estimular cada vez mais os colaboradores, fazendo com que fiquem mais produtivos, pois eles se sentem motivados. É importante entender quais tipos de benefícios a empresa consegue oferecer e quais benefícios que os colaboradores precisam e gostariam de ter. 

Hoje em dia, muitas empresas vão além do óbvio e ofertam mais do que o comum, como o vale-refeição e plano de saúde. Para acompanhar as movimentações do mercado, muitas companhias tentam ser diferentes com relação aos benefícios, praticando, como por exemplo, o day off, home office, pet day, entre outros. 

Pratique o feedback 

 

O feedback é extremamente importante para o crescimento profissional. E não se trata apenas de corrigir erros, mas também de reconhecer acertos e resultados atingidos. 

Não praticá-lo significa deixar os colaboradores no escuro, sem diretriz ou acompanhamento. 

Todos têm algo para falar, sendo assim, é importante que a empresa esteja aberta a receber feedbacks dos colaboradores. Esse diálogo é necessário para que todos possam crescer juntos. 

 

Contrate quem está alinhado com a cultura organizacional 

 

Outro ponto importante que contribui muito com a diminuição da taxa de turnover é contratar profissionais que estejam alinhados com a cultura organizacional. Não faz sentido contratar pessoas que possuem um perfil mais flexível e aberto a novidades em empresas que são mais tradicionais, por exemplo.

Muitos profissionais optam em sair de seus empregos por acreditarem que não são o perfil da companhia, do contrário, continuar em um local onde não se sente confortável, gera frustrações profissionais. Por isso, é função do RH encontrar os colaboradores certo para as vagas abertas. E, obviamente, ser claro com o tipo de profissional que deseja. 

Pesquisa de clima e de satisfação 

Fazer uma pesquisa de clima e de satisfação com os colaboradores é um ótimo jeito de entender a perspectiva dos colaboradores com relação a empresa. Isso ajuda a compreender as principais dores dos profissionais com relação ao trabalho, e a partir disso é possível buscar melhorias para que todos se sintam mais contentes e satisfeitos com o ambiente de trabalho. 

É importante entender que não é possível agradar a todos, existem profissionais que vão ficar mais tempo e outros, não. No entanto, é necessário entender o que motiva as demissões e, claro, trabalhar sempre para que haja um clima organizacional saudável para todos. 

E, então, gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog da Benefício Certo para ler mais sobre assuntos voltados ao RH. 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on skype
Share on twitter
Share on email