5 dicas para fazer uma boa entrevista online com os candidatos

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Entrevistas de emprego, de um modo geral, causam um pouco de nervosismo nos candidatos, afinal, eles estão ali diante de uma oportunidade no mercado de trabalho. E em tempos de pandemia, esse foi um dos principais processos que se tornaram online.

É válido dizer que atrair e engajar candidatos por meio de ferramentas digitais já era algo bastante utilizado pelos RH´s mais modernos, mas ainda assim, a entrevista por vídeo chamada se tornou novidade e um desafio para os profissionais de recursos humanos, pois, a entrevista presencial, é uma etapa importante que favorece o famoso “olho no olho” e a análise comportamental.

Sendo assim, fica uma tarefa interessante para recrutador: como fazer uma boa entrevista online e extrair o melhor do candidato nessa etapa? Pois bem, para ajudar as empresas nesse processo tão importante, vamos listar 5 dicas de como realizar uma boa entrevista por vídeo. Veja a seguir:

1. Escolha a ferramenta de videoconferência certa

Existem várias plataformas para fazer vídeo-chamadas, entre as mais famosas estão o Google Meet e Zoom. Defina qual será usada e mande o convite para o candidato, para que ele possa se organizar, tanto para o horário da entrevista combinada previamente quanto para baixar o programa de videoconferência, se for o caso.

2. Prepare o local para o máximo de profissionalismo

Bom, a essa altura do campeonato todo mundo já sabe que trabalhar de casa não significa que as atividades devem ser feitas de qualquer jeito. Claro que existe um conforto maior por estar no próprio cantinho, mas é importante ter um local adequado para conversar com o candidato, mesmo que por videoconferência.

Vale ressaltar que preparar o ambiente também diz respeito a outros fatores como o som externo, claro que não é possível controlar barulhos de carros na rua, obras do vizinho e até mesmo o latido do cachorro. Mas vale a pena pedir a colaboração dos familiares para conseguir realizar as chamadas.

3. Deixe o candidato confortável

Algumas pessoas acham que o melhor jeito de fazer uma entrevista de emprego é colocando o candidato sobre pressão. Mas a verdade é que a estratégia mais eficaz para extrair o melhor das pessoas que serão entrevistadas, é deixando-as à vontade.

Apresente-se, pergunte sobre ele, se outro profissional estiver na entrevista dê espaço para que ele possa falar também, e entenda que este é um momento de conversa para conhecer melhor o candidato e de apresentar a empresa.

4. Garanta boa conexão com a internet

Por último, mas não menos importante: checar a conexão é fundamental, especialmente em tempos de home office. Na empresa, os colaboradores têm diversas maneiras de garantir que a internet funcione como o esperado e ainda assim, em alguns momentos, pode acontecer algum imprevisto.

O principal problema do trabalho remoto é ter certeza de que a internet vai funcionar bem, por isso é importante ter um bom pacote de dados. No entanto, se mesmo assim, no dia da entrevista a conexão não estiver boa e for impossível manter o compromisso, mande um e-mail com antecedência remarcando com o candidato e deixe agendado para o mais breve possível.

Essas são simples dicas que fazem toda a diferença na vida do recrutador e também do candidato. Adote essas práticas e verá como tudo irá fluir de forma mais organizada.

Continue acompanhando o blog da Benefício Certo para mais dicas de RH!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email