Para que a empresa seja eficiente em seus processos e consiga alcançar os resultados desejados é necessário investir no capital humano, isto é, nos colaboradores da organização.
E quando se trata de como gerir as pessoas, o uso de algumas ferramentas são indispensáveis, pois além de melhorar o desempenho do RH, são recursos que podem contribuir com dados mais assertivos que farão toda diferença na hora de traçar estratégias para a gestão dos colaboradores.
Portanto, para contribuir com melhor performance do RH neste quesito, iremos listar, a seguir, cinco ferramentas importantes para a gestão de pessoas que a sua empresa pode utilizar. Acompanhe a leitura!
Pesquisa organizacional
A pesquisa organizacional é um recurso importante para as empresas, pois por meio dela é possível entender o nível de satisfação dos funcionários.
Mas por que utilizar essa ferramenta? Simples: é com a pesquisa organizacional que a empresa consegue promover uma mudança interna, pois os colaboradores vão apontar quais melhorias a empresa pode aplicar.
É importante que as respostas dessa pesquisa sejam anônimas, para que assim, os colaboradores possam se sentir mais à vontade para responde-las. As questões podem envolver temas como infraestrutura do escritório, comprometimento da equipe, relacionamento com colegas e liderança e até mesmo sobre a perspectiva que os colaboradores possuem com a própria carreira dentro da organização.
Avaliação de perfil comportamental
O RH pode fazer também uma avaliação de perfil comportamental dos funcionários, essa é uma boa estratégia para compreender melhor as características profissionais de cada pessoa.
Uma análise comportamental bem-feita ajuda o RH a prever posturas que os colaboradores podem ter em determinados cenários e situações, seja em momentos de dificuldades ou até mesmo em confraternizações com a equipe.
Com essas informações, o RH pode trabalhar estratégias que supram as necessidades especificas que os funcionários possuem, além de direcionar os profissionais a atividades que possam ter melhor desempenho.
Feedbacks
O feedback é um dos processos mais importantes quando o assunto é gestão de pessoas, além disso esse é um recurso muito importante para estreitar a relação dos funcionários com a liderança.
Com líderes bem instruídos, por meio do feedback, é possível fazer com que os gestores, juntamente com os colaboradores, identifiquem pontos fortes e fracos e adotem medidas que possam potencializar o desempenho no trabalho.
É válido lembrar que feedback não pode ser feito de qualquer maneira, é preciso pensar na abordagem e fazê-lo de modo individual. Além disso, é preciso que neste momento os colaboradores sejam orientados e não julgados.
Treinamentos e capacitações
Os treinamentos e capacitações devem ser aplicados as todos os colaboradores da empresa, inclusive na liderança. Profissionais precisam ter domínio sobre suas áreas de atuação, e quando se trata de gestores é necessário que eles estejam preparados para contribuir com a gestão de pessoas.
Treinamentos e capacitações não servem apenas para as famosas hard skills, as soft skills também podem ser trabalhadas na estratégia de desenvolvimento contínuo.
Plano de carreira e programas de remuneração estratégica
É natural que as pessoas tenham ambições profissionais Subir de cargo, aumentar o salário, ter mais responsabilidades, entre outras coisas, são desejos comuns do ser humano.
Portanto, é de responsabilidade da empresa apresentar essas possibilidades ao profissionais, deste modo, é necessário oferecer plano de carreira e programas de remuneração. Por meio dessas duas estratégias, os funcionários conseguem planejar um futuro, ter estabilidade e visão de crescimento.
E, então, quais dessas ferramentas a sua empresa utiliza para gestão de pessoas e quais pretende aplicar? Lembrando que essas estratégias não são excludentes e funcionam muito bem em conjunto!
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