5 tendências de RH para 2022

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Com o final do ano, os profissionais já começam a olhar o mercado para avaliar o que será tendência nos negócios. O RH não seria diferente, afinal, sempre é preciso analisar métodos e ferramentas que podem dar certo no dia a dia.

Por isso, vamos falar neste artigo sobre tendências que continuarão em alta no RH que toda empresa deveria aplicar para melhorar os processos e torná-los ainda mais transparentes e assertivos. Veja a seguir!

People Analytics

Conceito muito conhecido entre os profissionais de RH que já possuem a tecnologia como apoio de trabalho. Mesmo assim, é algo que ainda fará parte do dia a dia das empresas, afinal, a análise de dados é muito importante para qualquer setor.

O People Analytics ajuda os profissionais a entenderem de forma clara o desempenho individual do colaborador. É muito necessário também no recrutamento e seleção para a contratação do profissional mais adequado a vaga.

A análise baseada em dados é muito importante para a tomada de decisão, ajudando diretamente na gestão de pessoas. Certamente, o RH que não se basear nesse conceito daqui para frente se tornará ineficaz nas ações da empresa no que diz respeito aos colaboradores.

Foco em employee experience

Outro conceito já muito abordado na empresa é a experiência do colaborador. A percepção que os profissionais têm sobre a companhia diz muito a respeito dela. Sendo assim, os RHs devem entender quais ações são necessárias para promover satisfação, engajamento e produtividade.

O employee experience é um conjunto de práticas que visam melhorar também a reputação da empresa, por isso o RH deve sempre avaliar os pontos negativos e positivos na percepção dos colaboradores e entender como é possível tornar a experiência dele mais satisfatória. 

Home office e trabalho híbrido

Mesmo no pós pandemia, o home office será uma realidade em muitas empresas. Mas há também aquelas que vão adotar o modelo híbrido. Muitos benefícios podem ser notados nessas modalidades, como mais produtividade, autonomia, redução de custos operacionais, entre outras vantagens.

Claro que existe um processo de transição e isso vai depender da realidade de cada empresa, tecnologia e processos automatizados disponíveis, gestão e disposição dos profissionais.

Esse já é um movimento que vem acontecendo agora no mercado e j existem ferramentas que facilitam essa mudança, especialmente quando se trata da comunicação entre os profissionais. É algo, de fato, para ficar de olho no mercado.

Benefícios variados

A satisfação dos colaboradores também está atrelada aos benefícios que a empresa oferece. E de tempos em tempos, as necessidades mudam, então, as companhias precisam ficar de olho no mercado para entender o que os colaboradores desejam e o que outras empresas oferecem.

Auxílio home-office e benefícios relacionados a saúde mental são duas coisas que surgiram nos últimos anos e continuarão em alta. Benefícios relacionados a gestão financeira também é uma novidade no mercado de trabalho que deve permanecer.

Treinamento online

Assim como o home office deve permanecer, os treinamentos online podem se manter em alta no próximo ano, pois uma coisa acaba sendo consequência da outra. No entanto, para aqueles que voltam ao trabalho presencial essa ainda é uma ferramenta muito útil, porque traz flexibilidade e autonomia.

Além disso, as empresas geram menos custo com os treinamentos online e oferecem mais praticidade aos colaboradores, que podem assistir as aulas quando acharem melhor e reassistir quantas vezes quiserem.

E então, sua empresa já adotou alguma dessas práticas para com os colaboradores? É muito importante acompanhar as mudanças, métodos, ferramentas e técnicas para tornar o trabalho do RH mais eficaz e assertivo nas tomadas de decisões!

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