6 dicas para cuidar da saúde mental dos colaboradores

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Muito se fala sobre as ações que o RH deve tomar para manter os colaboradores motivados. Contudo, além da motivação, a saúde dos funcionários também é responsabilidade da empresa, uma vez que, o clima organizacional, valores e cultura da companhia interferem na vida daqueles que fazem parte dela. 

Inclusive, muitos dos problemas emocionais podem surgir no trabalho, por isso é muito importante que exista essa responsabilidade com os colaboradores. Ansiedade, depressão, medo, síndrome de Burnout, são apenas alguns dos problemas que aflige tantas pessoas. 

Cobranças exageradas, muita pressão, metas agressivas, chefes que não são abertos ao diálogo, entre outros fatores, contribuem com um ambiente tóxico que resulta em pessoas cada vez mais doentes e menos produtivas. 

Listamos, então, 5 dicas importantes de como promover o bem-estar e a saúde emocional entre os colaboradores, mostrando como cada ação pode impactar positivamente a equipe e os resultados. 

 

  • Insira práticas para promover a saúde mental  

 

Adotar medidas que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores é um trabalho sem fim para toda empresa, pois há muitas iniciativas que podem ser promovidas e que são necessárias. 

Oferecer benefícios como quick massage ou ginástica laboral são maneiras de desestressar os profissionais e oferecer um tempo, por menor que seja, de descontração e relaxamento. Esse tipo de atividade é importante, porque o trabalho tem grande representatividade na vida das pessoas, então, nada mais justo do que oferecer semanalmente uns minutinhos para descansar. 

 

  • Promova atividades físicas  

 

Exercitar-se sempre não faz bem apenas para o corpo, mas também para a saúde emocional. Praticar algum exercício físico, pelo menos 3 vezes por semana durante 30 minutos já faz toda diferença na vida do indivíduo.

O exercício físico libera substâncias como a serotonina e a dopamina, dois neurotransmissores que geram sensação de bem-estar. Um bom jeito de incentivar esse tipo de atividade é oferecendo convênios com academias, por exemplo. 

 

  • Incentive terapias 

 

Estimular os trabalhadores a fazerem sessões de terapias é muito importante, pois não só ajuda a lidar melhor com problemas emocionais, como também ajuda a se conhecer melhor. Se a empresa já oferece convenio médico, pode-se usar isso como argumento e ferramenta para incentivar a prática. 

Existem empresas que se responsabilizam em custear os gastos dos colaboradores com terapia como o objetivo de promover o bem-estar. Contudo, cabe a organização avaliar qual é a melhor maneira de incentivar os colaboradores a fazerem sessões com psicólogos.  

 

 

  • Desestimule panelinhas 

 

É natural ter mais afinidade com algumas pessoas do que com outras, e até mesmo no trabalho isso acontece. No entanto, não é legal ter panelinhas formadas dentro da empresa, porque isso gera ar de competição, rivalidade e até mesmo fofocas. 

E tudo isso torna a empresa tóxica e instável para a saúde mental dos colaboradores, podendo gerar sérias consequências.  O ambiente de trabalho precisa ser acolhedor com todos e sem pré-julgamentos. Lugares com panelinhas dificultam até mesmo a liderança. 

 

  • Mantenha o canal de feedback ativo 

 

Para entender melhor o perfil de cada colaborador é necessário ter um canal de diálogo aberto para receber críticas e sugestões. Dar ouvidos aos funcionários é a melhor maneira de entender como eles se sentem e o que pode ser feito para melhorar ou mudar aquilo que os incomodam. 

Um bom líder sabe que isso é importante e se mantém aberto ao diálogo sincero, pois ele entende que isso é saudável para a equipe e ao mesmo tempo consegue analisar melhor as situações quando já tem um direcionamento sobre o que precisar mudar. 

 

  • Use a tecnologia a favor da saúde

 

Algumas empresas já estão usando a tecnologia para promover bons hábitos que estimulam melhores condições para uma boa saúde emocional entre os colaboradores. Um exemplo disso é o uso de aplicativos que indicam níveis de ansiedade e tensão. 

Por esses recursos, é possível orientar, de acordo com o perfil do colaborador, atividades de descompressão para aliviar a carga de estresse. Cabe a empresa avaliar quais são as melhores ferramentas para estimular o bem-estar e promover o uso dentro e até mesmo fora da empresa. 

Colaboradores mais motivados e saudáveis 

Empresas que se isentam dessa responsabilidade estão colaborando mais com o quadro de problemas emocionais que afeta milhares de brasileiros e estão dando um tiro no pé. 

É necessário pensar que o mercado de trabalho também é um espaço para discutir esses temas e encontrar soluções que amenizem ou ajudem a combater transtornos que afetam a saúde mental.

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on skype
Share on twitter
Share on email