6 dicas para manter um ambiente de trabalho saudável

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Quanto tempo você passa no seu local de trabalho, atualmente? Entre 6 e 8 horas? É bem provável que nos dias da semana você passe mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família, por isso é importante manter relacionamentos saudáveis e fortes, pois, isso nos motiva a acordar todos os dias e seguir para o nosso trabalho, nos traz felicidade estar neste ambiente, e a eficácia nos processos tende a melhorar. Porém, ao assumirmos nossos papéis profissionais, a maioria de nós não se interessa pelas regras básicas de relacionamento interpessoal, principalmente no caso dos níveis de liderança e da necessidade de gerenciar a equipe.

Muitas vezes vemos que as pessoas no ambiente de trabalho não estão dispostas a considerar propostas ou novas ideias, ou mesmo ouvir o que os colegas dizem. O contato visual em uma conversa é muito importante, pode lhe dar credibilidade e mostrar que você se interessa pelo assunto, mas essa atitude é rara hoje em dia. Quantas vezes já tivemos uma ideia incrível, mas o nosso “colega” entendeu como ideia dele? Em algumas empresas, compartilhar crédito por algo tem se tornado cada vez mais exclusivo, o que dificulta o entendimento dos problemas e necessidades dos outros.

Em grande parte, todas essas situações podem ser resolvidas por meio de uma boa comunicação e compreensão. Se você for um bom comunicador, saberá o significado da conversa, a conexão com a pessoa com quem está falando e a empatia. Se deslocarmos a nossa atenção para estes pontos, com certeza a relação no trabalho vai melhorar, não só com os colegas, mas também com toda a equipe, porque se sentirão motivados e aptos a procurar um melhor desempenho. Se propormos pontos específicos para colocá-los todos em prática, eles serão muito simples, talvez você os tenha aprendido em outros momentos de sua vida. Então, vamos entender com mais detalhes:

1. Seja grato

Sempre que alguém se esforça para realizar um trabalho, é gratificante se sentir reconhecido e recompensado, mesmo que sejam elogios verbais e isso motiva para que continuem se esforçando e realizando um bom trabalho. Por mais que você saiba que o seu colaborador é bom e que sempre que se esforça seu trabalho é garantido, elogie e agradeça o esforço, pois, caso contrário ele será um potencial em se sentir desmotivado e seu talento não será tão demonstrado.

2. Ouça

Seja sempre um bom ouvinte, ninguém irá se sentir muito a vontade de ter dar uma ideia, se você continua respondendo um e-mail ou pensando no que quer responder em seguida, ao invés de realmente ouvir o que a pessoa tem a dizer, se puder faça anotações, uma pergunta para demonstrar que está acompanhando o raciocínio, se mostre interessado, resumindo ouça com atenção.

3. Respeite a opinião dos outros

Respeitar, ouvir e compreender os pontos de vista ou ideias da outra pessoa fortalecerá o relacionamento com a equipe. Não importa o quanto você discorde de algo, mostre interesse e explique o porquê do sim ou não. Ter uma cultura de mente aberta, vontade de ouvir ideias, feedback construtivo ou qualquer plano inovador só trará progresso para a equipe.

4. Contato visual

Esta é uma habilidade simples que expressa respeito pelas pessoas com quem conversamos e a capacidade de participar da troca de ideias. Se manter contato visual durante uma conversa e se isso for difícil para você, use qualquer uma das técnicas acima, o que provará sua credibilidade.

5. Compartilhe

Dar crédito a quem for necessário, ser honesto, ter ética, ser generoso todo tempo possível, dar conselhos e orientação para preservar e aumentar talentos, dar feedbacks, tudo isso é uma forma de compartilhar e se relacionar.

6. Ajude

Nunca veja o fracasso de alguém como seu sucesso. Cada vez mais o conceito equipe tem crescido e colaboradores que sabem trabalhar e influenciar pessoas a trabalharem em equipe, estão sempre à frente. Pense que se alguém fizer algo errado, pode arrasar toda a equipe, então esteja disposto a ajudar. Se alguém enfrentar um desafio mais complexo, oriente-o para o sucesso para que toda a equipe possa se beneficiar. Se errar, coloque-o em toda a equipe e use-o como aprendizado e experiência para que todos se fortaleçam e não aconteça novamente.

O respeito tem que estar à frente de tudo, você precisa ter vontade de se comunicar e demonstrar que o propósito tem que ser da equipe e não apenas de uma pessoa. Com isso, o vínculo se fortalece e os funcionários se sentem valorizados e respeitados para que tenham um melhor desempenho no trabalho e permaneçam leais à empresa e à equipe. Desta forma, teremos um ambiente de trabalho alegre, harmonioso, eficiente e mais produtivo.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email