6 dicas para manter um ambiente de trabalho saudável

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Quanto tempo você passa no seu local de trabalho, atualmente? Entre 6 e 8 horas? É bem provável que nos dias da semana você passe mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família, por isso é importante manter relacionamentos saudáveis e fortes, pois, isso nos motiva a acordar todos os dias e seguir para o nosso trabalho, nos traz felicidade estar neste ambiente, e a eficácia nos processos tende a melhorar. Porém, ao assumirmos nossos papéis profissionais, a maioria de nós não se interessa pelas regras básicas de relacionamento interpessoal, principalmente no caso dos níveis de liderança e da necessidade de gerenciar a equipe.

Muitas vezes vemos que as pessoas no ambiente de trabalho não estão dispostas a considerar propostas ou novas ideias, ou mesmo ouvir o que os colegas dizem. O contato visual em uma conversa é muito importante, pode lhe dar credibilidade e mostrar que você se interessa pelo assunto, mas essa atitude é rara hoje em dia. Quantas vezes já tivemos uma ideia incrível, mas o nosso “colega” entendeu como ideia dele? Em algumas empresas, compartilhar crédito por algo tem se tornado cada vez mais exclusivo, o que dificulta o entendimento dos problemas e necessidades dos outros.

Em grande parte, todas essas situações podem ser resolvidas por meio de uma boa comunicação e compreensão. Se você for um bom comunicador, saberá o significado da conversa, a conexão com a pessoa com quem está falando e a empatia. Se deslocarmos a nossa atenção para estes pontos, com certeza a relação no trabalho vai melhorar, não só com os colegas, mas também com toda a equipe, porque se sentirão motivados e aptos a procurar um melhor desempenho. Se propormos pontos específicos para colocá-los todos em prática, eles serão muito simples, talvez você os tenha aprendido em outros momentos de sua vida. Então, vamos entender com mais detalhes:

1. Seja grato

Sempre que alguém se esforça para realizar um trabalho, é gratificante se sentir reconhecido e recompensado, mesmo que sejam elogios verbais e isso motiva para que continuem se esforçando e realizando um bom trabalho. Por mais que você saiba que o seu colaborador é bom e que sempre que se esforça seu trabalho é garantido, elogie e agradeça o esforço, pois, caso contrário ele será um potencial em se sentir desmotivado e seu talento não será tão demonstrado.

2. Ouça

Seja sempre um bom ouvinte, ninguém irá se sentir muito a vontade de ter dar uma ideia, se você continua respondendo um e-mail ou pensando no que quer responder em seguida, ao invés de realmente ouvir o que a pessoa tem a dizer, se puder faça anotações, uma pergunta para demonstrar que está acompanhando o raciocínio, se mostre interessado, resumindo ouça com atenção.

3. Respeite a opinião dos outros

Respeitar, ouvir e compreender os pontos de vista ou ideias da outra pessoa fortalecerá o relacionamento com a equipe. Não importa o quanto você discorde de algo, mostre interesse e explique o porquê do sim ou não. Ter uma cultura de mente aberta, vontade de ouvir ideias, feedback construtivo ou qualquer plano inovador só trará progresso para a equipe.

4. Contato visual

Esta é uma habilidade simples que expressa respeito pelas pessoas com quem conversamos e a capacidade de participar da troca de ideias. Se manter contato visual durante uma conversa e se isso for difícil para você, use qualquer uma das técnicas acima, o que provará sua credibilidade.

5. Compartilhe

Dar crédito a quem for necessário, ser honesto, ter ética, ser generoso todo tempo possível, dar conselhos e orientação para preservar e aumentar talentos, dar feedbacks, tudo isso é uma forma de compartilhar e se relacionar.

6. Ajude

Nunca veja o fracasso de alguém como seu sucesso. Cada vez mais o conceito equipe tem crescido e colaboradores que sabem trabalhar e influenciar pessoas a trabalharem em equipe, estão sempre à frente. Pense que se alguém fizer algo errado, pode arrasar toda a equipe, então esteja disposto a ajudar. Se alguém enfrentar um desafio mais complexo, oriente-o para o sucesso para que toda a equipe possa se beneficiar. Se errar, coloque-o em toda a equipe e use-o como aprendizado e experiência para que todos se fortaleçam e não aconteça novamente.

O respeito tem que estar à frente de tudo, você precisa ter vontade de se comunicar e demonstrar que o propósito tem que ser da equipe e não apenas de uma pessoa. Com isso, o vínculo se fortalece e os funcionários se sentem valorizados e respeitados para que tenham um melhor desempenho no trabalho e permaneçam leais à empresa e à equipe. Desta forma, teremos um ambiente de trabalho alegre, harmonioso, eficiente e mais produtivo.

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