A importância de novas experiências para o cérebro

Quando falamos dos nossos músculos, sabemos que a repetição é importante para que eles se desenvolvam. Isso pode ser facilmente replicado em outras áreas de nossas vidas, como nossas tarefas diárias, Tentamos realizar a mesma tarefa repetidamente para economizar tempo e sermos capazes de realizar certas coisas “automaticamente”. Entretanto, ao contrário do que se imagina, isso é prejudicial para o nosso cérebro. 

Para que o corpo funcione corretamente, precisamos de vários nutrientes diferentes todos os dias. É importante que tenhamos uma alimentação equilibrada e uma ingestão adequada de águas e de várias vitaminas, minerais e proteínas necessários para o funcionamento perfeito do nosso organismo. É por isso que o mesmo raciocínio repetitivo que temos sobre o bíceps e outros músculos não podem ser aplicados ao nosso cérebro: a diversidade é o que garante o desenvolvimento e o pleno funcionamento da nossa mente.

E o que isso tem a ver com o nosso dia a dia? Bom, muitas vezes imaginamos que, se repetirmos o padrão e fizermos a mesma coisa várias vezes, a produtividade aumentará. Mas isso não é 100% correto. Embora a repetição em uma tarefa aumente a flexibilidade, seu cérebro se perderá na história e, quando você começar a realizar uma atividade com facilidade, encontrará mais dificuldades em outras áreas. 

Para evitar esse hábito natural de executar tarefas repetidamente, há um lembrete simples: por exemplo, se você está escrevendo, tente estimular seu cérebro de outra forma, como assistir filmes, aprender instrumentos musicais, ouvir música, e fazendo alguma atividade incomum. Isso estimula seu cérebro a trabalhar em um ambiente diferente, permitindo que você faça novas conexões de forma mais rápida e fácil. 

Com novos recursos, você pode fazer seu cérebro se desenvolver e estabelecer novas conexões em sua mente. Não é à toa que alguém relata que tem ideias muito boas e se engaja em atividades que não estão relacionadas ao problema. Em outras palavras, para atualizar seus pensamentos e poder gerar mais ideias, experimente mudar de atividades e estimular seu cérebro com novas referências. Uma das maneiras mais simples de ter novas ideias é parar o que você está fazendo e mudar de atividade. Tem uma reunião de brainstorm daqui meia hora? Saia da frente do computador e leia uma revista ou coma um lanchinho. “Limpe” o seu cérebro e facilite o trabalho dele! Aos poucos, você irá sentir a diferença no seu dia a dia.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!

Compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia também