Durante a pandemia, a conversão digital não significa apenas aprender a usar a videoconferência. Muitas pessoas acreditam que só porque foram forçadas a tecnologia digital e trabalhar remotamente, elas digitalizaram a empresa em tempo recorde. Na verdade, quando falamos de mudanças reais nesse sentido, isso mostra quanto atraso existe.
A realidade é que a tecnologia é um caminho inevitável, e as empresas que não atenderem a essa demanda terão prejuízo. Por outro lado, aqueles que perceberem que estamos falando sobre o uso do poder da informação para apoiar os clientes, ganharão muito. O principal objetivo da transformação é como usar a tecnologia para resolver os problemas do cliente de forma simples. A transformação precisa ser centrada no cliente, não nos problemas da própria empresa.
Sabemos que quanto menor a digitalização dos negócios de uma empresa, maior o impacto da transformação. Assim, as empresas não digitais têm uma grande oportunidade de adicionar tecnologia e informação ao seu portfólio de produtos. Em uma busca rápida por “transformação digital”, encontramos muitas notícias sobre como as empresas estão transformando seus resultados por terem adotado a verdadeira natureza digital. No varejo, indústria, bancos, construção, imóveis e alimentos.
Em outras palavras, a transformação não só cria canais adicionais para o marketing digital, mas também alinha todo o processo com tecnologia e informação. Vemos isso no lado dos negócios, o contato cara a cara é impossível, toda gestão de marketing digital pode atrair clientes e soluções elaboradas de realidade virtual onde podem ser usadas para visitas remotas.
Treine as pessoas para se adaptarem a novos cenários, desta forma elas estarão capacitadas a extrair os melhores resultados das informações geradas pelo marketing digital. As máquinas são responsáveis por coletar informações valiosas sobre os resultados que serão produzidos, e são as pessoas que têm capacidade de tomar decisões, buscar soluções e criatividade. Uma coisa não pode substituir a outra! Portanto, para a digitalização, os gestores precisam reorganizar processos e mudar a cultura corporativa com essa mentalidade.
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!