Admissão digital: entenda como funciona e os benefícios dela

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

A admissão digital é semelhante à presencial. Quando falamos das semelhanças, queremos dizer que é necessário coletar documentos, assinaturas, além de algumas interações com o profissional contratado. Porém, todo o processo é realizado remotamente. Isso é possível em razão do uso de tecnologias que permitem que todas as etapas sejam efetivadas sem que o novo colaborador se desloque a até a empresa.

Após ser informado da sua aprovação no processo seletivo, o futuro colaborador recebe um link do RH para preencher o formulário com suas informações e anexar os documentos solicitados. Essa etapa pode ser realizada de qualquer computador ou smartphone em horário previamente definido.

Quando a etapa for finalizada, o RH é notificado e os dados são validados. Como todas as informações do novo admitido estão no sistema, de forma rápida, o Departamento Pessoal recebe tudo o que é necessário para incluí-lo na folha de pagamento.

Quais são os benefícios da admissão digital?

A admissão digital traz benefícios para a empresa e para os novos funcionários. Conheça os principais benefícios proporcionados por essa tecnologia:

Agilidade

Processos admissionais costumam ser longos e dependendo da rotina do profissional do RH, esse prazo pode se estender além do aceitável. O timing desta etapa e o nível do profissional contratado devem ser levados em conta: a empresa pode perder essa pessoa para a concorrência.

Isso acontece porque jornadas de admissão mais demoradas podem soar como desinteresse do contratante pelos serviços do candidato ou algum nível de desorganização da empresa. Adotar um sistema automatizado evita esse tipo de situação e qualifica todo o processo de admissão.

Praticidade

Tudo o que foi exposto acima vai de encontro à praticidade, tão importante em tempos como os atuais em que o mercado está cada vez mais competitivo e exigindo das empresas uma postura altamente estratégica.

Enquanto documentos são preenchidos, assinados e entregues online, o processo de admissão é agilizado e o custo por contratação diminui, sobra tempo para que os gestores de Recursos Humanos possam investir em estratégias de valorização do capital humano.

Maior engajamento interno

O uso de tecnologia para desburocratizar os processos e otimizar o tempo dos funcionários gera efeitos positivos em toda a empresa. As equipes otimizam suas ações ao focarem em  atividades mais estratégicas voltadas ao crescimento da empresa.

Os novos colaboradores também são beneficiados com a implementação da admissão digital. Entregar a documentação sem a necessidade de sair de casa e de forma rápida, agiliza o processo e promove uma experiência positiva antes mesmo do primeiro dia de trabalho.

O RH trabalha diretamente com o bem mais valioso da empresa: seu capital humano. A admissão digital possibilita que a área seja mais estratégica e voltada para atividades menos burocráticas. Entre os benefícios para a empresa estão a gestão de dados mais eficiente, o menor risco de erros, a redução de custos e a sustentabilidade. A tecnologia está cada vez mais presente no RH e representa em um diferencial competitivo para as empresas.

Inovação

É impossível falar em tecnologia sem citar a inovação, e não há dúvidas de que permitir que o novo contratado inicie sua relação com a empresa acessando uma ferramenta inovadora pode garantir uma experiência única ao profissional.

Os colaboradores são os verdadeiros embaixadores da marca, suas percepções sobre o empregador se refletem para o mundo. Dentro disso, é muito importante garantir uma impressão positiva logo no primeiro contato.

Como vimos neste artigo, o trabalho remoto e a pandemia exigem o uso de aplicações que conectam a empresa ao seu time, bem como aos profissionais do mundo corporativo. Sem essas ferramentas, o negócio não tem bons resultados nos projetos internos e nem consegue atrair novos talentos para a equipe.

Sendo assim, o melhor caminho a seguir é aderir ao RH estratégico e digital. Dessa forma, a empresa terá não só a admissão digital, mas também todas as práticas inovadoras que a levarão para uma posteridade de ganhos em vez de perdas.

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email