Os profissionais que se aposentam pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem continuar trabalhando de carteira assinada e também possuem direito e deveres trabalhistas como qualquer outro funcionário contratado pela CLT.
Entre os direitos estão:
- Férias remunerada
- Jornada de trabalho de 44 horas semanais
- 13° salário
- Deposito mensal do Fundo de Garantia
- Pagamentos de horas extras
- E outros benefícios que a empresa oferta opcionalmente aos colaboradores, como convênio médico e vale-refeição.
Ainda assim, o profissional que se aposenta e escolhe continuar trabalhando, deve contribuir com a Previdência Privada, mesmo que não seja permitido utilizar outro benefício, além da própria aposentadoria.
Dos beneficiários, o aposentado tem direito a reabilitação profissional, que oferece auxílio ao retorno do trabalhador, caso ele esteja afastado por motivos de doenças. Além disso, para aqueles que têm filhos com menos de 14 anos e possuem baixa-renda, o salário família também é um benefício.
Por outro lado, quem continuar contribuindo, mesmo aposentado, mão terá direito auxílio-doença, uma vez que já recebe um benefício do INSS, pois a lei proíbe o acúmulo de dois benefícios.
Por que contratar na terceira idade?
Dados do IBGE apontam quem os idosos são presença significativa no mercado de trabalho, só para se ter uma ideia em 2012 esse grupo representava 5,9% dos trabalhadores, em 2018 esse número subiu para 7,2%.
Existem diversas vantagens de contratar pessoas que estão na terceira idade, como por exemplo:
Experiência profissional
Contratar um profissional mais maduro, mesmo que já aposentado, é contar com alguém que possui uma longa experiência e pode agregar ainda mais à empresa, trazendo novas perspectivas e contribuições. Além de, claro, ter mão de obra qualificada para ocupar os cargos da empresa.
Comprometimento com o trabalho
Independente do motivo pelo qual o idoso deseja trabalhar, seja para complementar a renda ou até mesmo para ocupar o tempo livre, ter uma pessoa mais madura no quadro de colaboradores significa contar com um funcionário dedicado e comprometido com o trabalho e que enxerga um propósito em sua função e emprego.
Diversidade
A diversidade é uma das grandes pautas que tem sido debatida no mundo corporativo e esse é um tema que engloba diversos grupos sociais, inclusive os idosos. Pessoas que estão na terceira idade enfrentam frequentemente preconceitos por conta da idade e são diversas vezes estereotipados. Portanto, é fundamental quebrar essa barreira, pois o mercado de trabalho deve ser um lugar para todos e todas.
Capacidade de ter uma empresa multigeracional
Outra grande vantagem é ter profissionais de diferentes idades na mesma equipe, pois além de contar com colaboradores e repertórios variados, dá um diferencial competitivo para a companhia no quesito inovação. Isso mostra que a organização está aberta a novas perspectivas e se preocupa em quebrar barreiras existentes no mercado de trabalho.
E, então, entendeu melhor como funciona a legislação para profissionais que já estão aposentados e por que deve contratá-los?
Continue acompanhando o nosso blog para mais leituras sobre mercado de trabalho e direitos trabalhistas!