Benefícios corporativos: confira 4 dicas para otimizar a gestão

O dia a dia do time de Recursos Humanos (RH) é composto por muitos desafios. Entre eles, está a gestão otimizada dos benefícios corporativos. Afinal, é preciso oferecer um pacote que seja atrativo para a equipe, mas que também seja vantajoso para a empresa. Por isso, fazer uma boa gestão é fundamental para garantir o equilíbrio entre as partes e, consequentemente, trazer resultados positivos para ambos. 

Mas como fazer uma gestão otimizada? É sobre isso que falaremos no artigo hoje. Separamos 4 dicas práticas para te ajudar, além de uma dica extra ao final. Confira!

Dica 1: Conheça os colaboradores

Cada empresa é formada por pessoas com necessidades, preferências e estilos de vida diferentes. Dessa forma, o primeiro passo para otimizar a gestão é conhecer o perfil dos funcionários. Aqui, cabe entender quem eles são, quais são as prioridades de cada um e como eles enxergam os benefícios, a fim de personalizar a oferta de forma eficaz.

Para obter essas informações, pode-se optar por uma pesquisa de perfil e preferências. Geralmente, elas são feitas de forma anônima e englobam questões como faixa etária, estado civil, presença de filhos, hábitos de consumo, interesses pessoais, entre outros.

A partir da coleta desses dados, o RH pode mapear padrões e tendências com o objetivo de direcionar a escolha do pacote oferecido. Dessa forma, alinhando os benefícios às necessidades dos colaboradores, a organização pode aumentar o engajamento, além de demonstrar valorização por cada indivíduo. 

Dica 2: Não abra mão do planejamento

Se você busca uma gestão eficiente e sustentável, então não pode pular o planejamento. Lembrando que um bom planejamento abrange desde a definição de objetivos claros, a análise do orçamento disponível até a seleção de benefícios. Portanto, eles precisam tanto cumprir as expectativas da equipe quanto às metas do negócio. 

Para isso, pode-se optar por uma abordagem que priorize aqueles que oferecem alto valor percebido pelos colaboradores, mas que tenham um custo controlado para a empresa. Por exemplo, programas de bem-estar tendem a ser muito valorizados, no entanto, não representam um custo significativo.

Cabe ressaltar que é necessário revisar constantemente o pacote oferecidos, a fim de garantir que ele esteja alinhado às necessidades dos profissionais e às tendências do mercado. Por isso, um bom planejamento ajuda a antecipar mudanças e fazer ajustes de forma proativa, evitando surpresas negativas.

Dica 3: Tenha políticas transparentes

A clareza evita mal-entendidos e garante que os colaboradores entendam o que está sendo oferecido. Dessa forma, políticas claras ajudam a estabelecer expectativas realistas e a formar um ambiente de confiança entre a empresa e seus funcionários.

Uma das melhores formas de assegurar a clareza é por meio da documentação em um manual ou guia, que deve estar acessível para todos. No documento deve constar: 

  • Informações sobre cada benefício;
  • Como ele funciona;
  • Quem tem direito;
  • Quais são os prazos e procedimentos para utilização;
  • Outras regras ou condições aplicáveis.

Além disso, também cabe ao RH estar disponível para o esclarecimento de dúvidas e suporte quando necessário. Desse modo, além de aumentar a satisfação do time, uma comunicação transparente garante que todos aproveitem ao máximo o pacote oferecido. 

Dica 4: Organize pesquisas de clima 

Você provavelmente sabe que as pesquisas de clima organizacional são uma ótima ferramenta para avaliar o nível de satisfação e identificar áreas de melhoria. Portanto, aproveite a oportunidade para incluir questões específicas sobre os benefícios nessas pesquisas. Assim, pode-se obter dados sobre o que está sendo satisfatório e o que precisa ser repensado.

Para atingir esse objetivo, pode-se incluir perguntas como:

  • “Quão satisfeito você está com os benefícios oferecidos pela empresa? ” 
  • “Quais benefícios você gostaria de ver incluídos no pacote?” 
  • Perguntas abertas para cada um expressar sua opinião e sugestão de forma mais detalhada. 

A partir dos dados coletados, o RH consegue mapear oportunidades de melhoria e ajustar a estratégia de forma a atender melhor às expectativas.

Dica extra: Conte como uma administradora de benefícios 

Uma administradora é a melhor opção para garantir a gestão eficaz dos benefícios corporativos, pois oferecem plataformas de gestão que ajudam a reduzir burocracias, melhorar a transparência e garantir um processo otimizado. Administradoras especializadas, como a Benefício Certo, possuem experiência para oferecer soluções que simplificam processos, otimizam recursos e elevam o bem-estar da equipe.

Com a Benefício Certo, você pode oferecer:

  • Vale-Transporte: reduza custos e melhore o desempenho.
  • B-Refeição e B-Alimentação: transforme a alimentação com soluções de controle total e economia real.
  • B-Mobilidade: controle total da mobilidade, porque a eficiência no deslocamento é essencial para todos.
  • B-Livre: reconheça e premie de maneira inteligente com nosso cartão pré-pago.
  • Saúde e bem-estar: cuide da equipe e dos pets, porque todos merecem bem-estar.

Agora que você já sabe como otimizar a gestão dos benefícios corporativos, conte com a Benefício Certo para oferecer as melhores opções para o seu time!

Compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia também