O sucesso de uma empresa pode ser medido para além de seu volume em produtividade e qualidade dos serviços prestados ou produtos oferecidos: o engajamento dos colaboradores também deve ser uma das importantes chaves para mensurar esse valor. Para fazer valer esse e capital humano fundamental, as boas práticas empresariais cada vez mais tendem a investir na qualidade de vida de seus profissionais, fornecendo muito mais do que os benefícios exigidos pela legislação trabalhista.
Aumente a motivação para as rotinas de trabalho
Ao serem contemplados com benefícios que elevam sua qualidade de vida, os colaboradores tendem compreender a verdadeira importância dos vínculos com a empresa da qual fazem parte. Esse pertencimento e validação de seu trabalho, necessariamente acabam por potencializar o desempenho de suas funções. Tanto individualmente como em equipe, os profissionais passam a ver o ambiente de trabalho como um bom lugar e respondem de um modo proativo, com maior disposição e engajamento.
Além disso, como gestor, você já deve saber que motivação e produtividade andam juntos.
Por exemplo, a criação de um clube ou local de lazer pode levar a uma maior integração entre os funcionários e a empresa e, portanto a um fortalecimento das equipes. Muitas companhias obtém um retorno positivo investindo nesse diferencial, superando os benefícios previstos pelas regulamentações trabalhistas.
Atrair e reter talentos
A insatisfação com as condições de trabalho de uma empresa pode gerar um grande turnover, o que tende a aumentar os gastos com o treinamento de novos funcionários. Para atrair e reter bons colaboradores, é importante investir em capital humano, proporcionar benefícios e outros atrativos que qualificam o dia a dia dentro e fora do ambiente de trabalho. Ampliação do período destinado a licença-maternidade, bolsas de estudo, vale-refeição e auxílio-creche são alguns dos muitos benefícios flexíveis que algumas empresas contrataram com sucesso e se tornaram os melhores locais de trabalho do mundo. A Netflix, por exemplo, é uma das empresas que estendem a licença-maternidade e permitem que os novos pais tirem até um ano de folga.
Fortalecer as equipes
Funcionários não procuram apenas um bom lugar para trabalhar, buscam oportunidades de desenvolvimento de carreira e evolução na aprendizagem. Para tanto é importante considerar que sempre há a necessidade e oportunizar formações para que os colaboradores não se sintam estagnados.
Oferecer cursos, intercâmbios ou bolsas de estudo são outras formas de capacitação dos trabalhadores podendo trazer retornos satisfatórios para a empresa por meio do cultivo de novas especialidades e mais qualificação. A Petrobras, por exemplo, é uma das empresas que mais investe em treinamento: os colaboradores interessados em cursos de nível superior na área de petróleo e gás receberão incentivos financeiros e seus filhos também receberão bolsas escolares, o que mostra que a empresa pode ir além dos benefícios previstos na legislação trabalhista, disponibilizados inclusive para além do próprio funcionário, ajudando também sua família.
Melhorar o clima organizacional
Além dos incentivos, um fator decisivo que afeta a produtividade dos funcionários é o clima organizacional. Gerar boas relações interpessoais entre os colaboradores é importante para manter um ambiente descontraído no local de trabalho. É possível promover esse estado por meio de benefícios, como áreas de lazer compartilhadas, setores de descontração e descanso, além de atividades que, quando possível, rompam com a rotina . O Google, por exemplo, é uma empresa renomada que tem como um de seus objetivos internos promover a interação entre os colaboradores com lanchonetes (gratuitas), clube, academia, salão de jogos e outros benefícios.
Não há dúvida de que os benefícios que superam as exigências da legislação trabalhista resultam de modo diferencial e se sobressaem no mercado competitivo.
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!