Benefícios trabalhistas: A importância de ir além!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Para ter uma empresa de sucesso, além da produtividade e da qualidade do serviço, os colaboradores são uma das chaves mais importantes. Felizmente, algumas empresas perceberam isso e investiram na qualidade de vida dos profissionais, além dos benefícios exigidos pela legislação trabalhista.

Aumente a motivação para as rotinas de trabalho

Os colaboradores se sentem muito valiosos por investir em benefícios que melhoram sua qualidade de vida. Quanto melhor os trabalhadores se sentem no desempenho de suas funções, mais eles passam a ver o ambiente de trabalho como um bom ambiente para serem proativos e dispostos a participar. 

Além disso, como gestor, você deve saber o que motivação e produtividade andam juntos. Por exemplo, a criação de um clube ou local de lazer pode levar a uma maior integração entre os funcionários e a empresa e, portanto, a uma maior participação e engajamento. Muitas empresas obtiveram retornos positivos investindo nesse diferencial, que supera os benefícios previstos pelas regulamentações trabalhistas.

Atrair e reter talentos

A insatisfação com as condições de trabalho da empresa pode gerar um grande turnover da empresa, que vai aumentar os gastos da empresa, porque sempre precisa treinar novos funcionários e fazer com que eles percam lucros em um mercado competitivo. Para atrair e reter os colaboradores da empresa, é importante investir no capital humano, proporcionar benefícios e outros atrativos. O aumento da licença-maternidade, bolsas de estudo, vale-refeição e auxílio-creche são alguns dos muitos benefícios flexíveis que algumas empresas contrataram com sucesso e se tornaram os melhores locais de trabalho do mundo. A Netflix, por exemplo, é uma das empresas que pode estender a licença-maternidade, pois permite que os novos pais tirem um ano de folga.

Fortalecer o treinamento da equipe

Os funcionários não procuram apenas um bom lugar para trabalhar, mas também oportunidades de desenvolvimento de carreira e mais oportunidades de aprendizagem. Além de se beneficiar da empresa, é importante que os colaboradores não se sintam estagnados.

Oferecer aos colaboradores cursos, intercâmbios ou bolsas de estudo são outras formas de capacitação dos trabalhadores podendo trazer retornos satisfatórios para a empresa por meio do cultivo de colaboradores mais qualificados e motivados. A Petrobras, por exemplo, é uma das empresas que mais investe em treinamento: os colaboradores interessados ​​em cursos de nível superior na área de petróleo e gás receberão incentivos financeiros e os filhos dos colaboradores também receberão bolsas escolares, o que mostra que a empresa pode ir além dos benefícios da legislação trabalhista e até do próprio funcionário, ajudando também a família dele.

Melhorar o clima organizacional

Além dos incentivos, um fator decisivo que afeta a produtividade dos funcionários é o clima organizacional. Gerar boas relações interpessoais entre os funcionários é importante para manter um ambiente descontraído no local de trabalho. É possível promover isso por meio de benefícios, como áreas de lazer compartilhadas, clubes e entre outros. O Google, por exemplo, é uma empresa renomada que tem como objetivo promover a interação entre os colaboradores com lanchonetes (gratuitas), clube, academia, salão de jogos e outros benefícios.

 

Não há dúvida de que os benefícios aos empregados que vão além da legislação trabalhista é um diferencial competitivo no mercado. Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email