Como avaliar se a equipe precisa de treinamento?

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Skype
Twitter
Email

Muitas empresas investem em educação corporativa continuada para contribuir com o aperfeiçoamento dos colaboradores, no entanto, como entender qual é momento mais adequado para iniciar os treinamentos com a equipe?

Pois bem, é exatamente sobre isso que falaremos nesse artigo, então continue a leitura para saber mais!

Seu time anda desmotivado?

Há diversos sinais que os colaboradores podem apresentar indicando que estão desmotivados com a rotina de trabalho. Claro que a desmotivação pode ser uma consequência de diversos fatores, mas possibilitar o aprendizado dentro da companhia por meio de treinamentos e capacitações é uma ótima maneira de mudar o ânimo da equipe.

Queda da produtividade

Seus colaboradores estão entregando com assertividade os resultados das metas estabelecidas? É importante ter esse indicador de produtividade para saber quando é necessário reciclar o conhecimento do seu quadro de funcionários. Conhecimento nunca é demais e quando a empresa oferece meios para que o aprendizado aconteça, certamente colherá melhores frutos nas entregas do trabalho.

Pouca colaboração entre os colegas de trabalho

Saber trabalhar em equipe é uma das grandes virtudes de um profissional, afinal é necessário ter paciência, estar aberto a críticas, novas ideias e abrir espaço para que outras pessoas participem dos processos, no entanto, nem sempre isso acontece. Proporcionar a realização de  treinamentos que mostrem a importância dessa colaboração, evidencia na prática como isso é   benéfico e traz ótimos resultados para todos os envolvidos.

Clientes estão reclamando?

Se os clientes reclamam do desempenho de suas equipes, significa que há algo de muito errado com elas, que os problemas ultrapassaram os limites internos da empresa, tornando-a vulnerável ao serem evidenciadas as falhas, perceptíveis àqueles que contratam seus serviços.  Então é necessário investigar os problemas a fundo e solucioná-los.  Treinamentos, capacitações, workshops, oficinas e palestras podem ajudar nesse desafio.

De olho em tudo...

Faz-se necessário avaliar todo o contexto e entender o que leva seus colaboradores a demonstrarem desmotivação ou a errarem de modo reincidente, por exemplo. Além disso, perceba se a empresa oferece os recursos adequados para que os profissionais possam exercer bem suas atividades.

Certamente os treinamentos são sempre bem vindos, representam uma maneira de explorar mais o potencial dos funcionários, fazer com que se sintam valorizados e aperfeiçoar suas habilidades.

Invista nessa prática e colha os melhores resultados junto de suas equipes!

Celso Campello Neto

Professor universitário e CEO da
Benefício Certo

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém