Como construir a melhor equipe

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Então, como gerir uma equipe de forma assertiva?

O primeiro passo é saber formar uma equipe. Ao projetar um departamento ou projeto, é importante entender quais atividades devem ser realizadas e determinar quantas pessoas são necessárias para fazer o processo funcionar corretamente. Depois de especificar este escopo, o recrutamento se tornará uma parte básica. Ao procurar pessoas para as funções descritas, deve-se atentar-se às atividades que serão realizadas, ou seja, se o pessoal usará diretamente programas que requeiram muito conhecimento de números e fórmulas, os funcionários devem ter bom raciocínio numérico. Ao abrir uma vaga junto à área de recursos humanos, a responsabilidade do gestor é ajustar com precisão suas expectativas.

Boas habilidades de comunicação e organização são os elementos básicos do trabalho em equipe. Um gestor cuidadoso e atencioso pode estabelecer uma conexão entre as atividades realizadas por cada pessoa, apresentando detalhadamente o processo de cada um, de modo a preparar melhor a equipe. Explique que o fluxo e a interdependência do processo promovem a necessidade de cooperação entre os membros e que não há lacunas. No entanto, deve-se ter cuidado para não engessar o processo. O objetivo da padronização é facilitar o processo, mas novas ideias de otimização são sempre bem-vindas.

Um bom gerente pode criar espaço para o diálogo entre os membros da equipe e até mesmo entre as equipes. Momentos de expressão e acolhimento ajudam a manter a equipe motivada, para que alcancem melhores resultados em menos tempo. Neste espaço criado, o bom comportamento de escuta consegue compreender as necessidades da sua equipa, para que possa desenvolver estratégias que promovam o desenvolvimento desta área. Treinamento e bônus são algumas ferramentas que incentivam a participação de toda a equipe, por exemplo.

Uma pesquisa promovida pela Google constatou que, após entrevistarem cerca de 180 times de uma empresa, existem cinco características chave de uma equipe produtiva:

  1. Segurança psicológica;
  2. Confiabilidade;
  3. Estrutura e clareza;
  4. Propósito;
  5. Impacto.

A participação e o engajamento são outros aspectos valiosos. O gerenciamento de equipe também pode fortalecer estes processos. Construir e manter uma equipe é uma tarefa árdua, mas é um desafio que traz grande desenvolvimento. A gestão de equipe permite-nos não só olhar para os outros, mas também olhar para nós próprios, analisando as nossas capacidades e onde as desenvolvemos.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!



Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email