Como construir a melhor equipe

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Então, como gerir uma equipe de forma assertiva?

O primeiro passo é saber formar uma equipe. Ao projetar um departamento ou projeto, é importante entender quais atividades devem ser realizadas e determinar quantas pessoas são necessárias para fazer o processo funcionar corretamente. Depois de especificar este escopo, o recrutamento se tornará uma parte básica. Ao procurar pessoas para as funções descritas, deve-se atentar-se às atividades que serão realizadas, ou seja, se o pessoal usará diretamente programas que requeiram muito conhecimento de números e fórmulas, os funcionários devem ter bom raciocínio numérico. Ao abrir uma vaga junto à área de recursos humanos, a responsabilidade do gestor é ajustar com precisão suas expectativas.

Boas habilidades de comunicação e organização são os elementos básicos do trabalho em equipe. Um gestor cuidadoso e atencioso pode estabelecer uma conexão entre as atividades realizadas por cada pessoa, apresentando detalhadamente o processo de cada um, de modo a preparar melhor a equipe. Explique que o fluxo e a interdependência do processo promovem a necessidade de cooperação entre os membros e que não há lacunas. No entanto, deve-se ter cuidado para não engessar o processo. O objetivo da padronização é facilitar o processo, mas novas ideias de otimização são sempre bem-vindas.

Um bom gerente pode criar espaço para o diálogo entre os membros da equipe e até mesmo entre as equipes. Momentos de expressão e acolhimento ajudam a manter a equipe motivada, para que alcancem melhores resultados em menos tempo. Neste espaço criado, o bom comportamento de escuta consegue compreender as necessidades da sua equipa, para que possa desenvolver estratégias que promovam o desenvolvimento desta área. Treinamento e bônus são algumas ferramentas que incentivam a participação de toda a equipe, por exemplo.

Uma pesquisa promovida pela Google constatou que, após entrevistarem cerca de 180 times de uma empresa, existem cinco características chave de uma equipe produtiva:

  1. Segurança psicológica;
  2. Confiabilidade;
  3. Estrutura e clareza;
  4. Propósito;
  5. Impacto.

A participação e o engajamento são outros aspectos valiosos. O gerenciamento de equipe também pode fortalecer estes processos. Construir e manter uma equipe é uma tarefa árdua, mas é um desafio que traz grande desenvolvimento. A gestão de equipe permite-nos não só olhar para os outros, mas também olhar para nós próprios, analisando as nossas capacidades e onde as desenvolvemos.

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