Como criar ações de onboarding na sua empresa

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Pode parecer óbvio, mas o recrutamento bem-sucedido deve primeiro ser alcançado por meio da integração bem-sucedida. Se o departamento de recursos humanos não investir no processo, pode haver o risco de o funcionário sair da empresa durante o teste. Portanto, é importante desenvolver uma estrutura e preparar o processo de integração para fornecer a melhor oportunidade de manter o recrutamento. O primeiro dia de trabalho do funcionário é importante para ele e para a empresa, porque o funcionário deixará a primeira impressão na organização e nos colegas. A empresa terá uma primeira impressão dos métodos de trabalho, habilidades e competências dos novos membros da equipe.

Portanto, ações de integração eficazes irão desempenhar todas as funções neste processo e garantir a integração bem-sucedida de novos funcionários. À medida que melhora o processo de integração, você retém seus melhores talentos. O processo de integração é muito eficaz porque afeta diretamente o desempenho do funcionário e a compreensão das metas de negócios da organização desde o início. Onboarding não é um treinamento inicial, nem um exame prático, nem uma condição para se adaptar às condições de trabalho. É a gestão do início da relação entre os colaboradores e a empresa. Muitas empresas ainda não sabem ou ainda não aperfeiçoaram as coisas. Aqui estão algumas etapas importantes para melhorar a situação de integração da sua empresa.

O trabalho começa antes do primeiro dia

Envie os formulários necessários por e-mail, para que possam preenchê-los antes de começar. Isso elimina a papelada desnecessária e o tempo precioso no primeiro dia. Além disso, proporciona uma imagem maior de agilidade e eficiência para toda a gestão da empresa.

Devemos encorajar a colocação de novos funcionários na equipe desde o início. Portanto, é importante que o diretor de RH ou líder da equipe envie um e-mail para apresentar os novos funcionários com seu nome e o papel que vai desempenhar na equipe. Também é hora de compartilhar mais informações sobre novos recrutas, passatempos divertidos ou suas realizações impressionantes em sua empresa anterior. Isso valoriza novos candidatos e promove alguns tópicos para iniciar o diálogo e a integração.

Isso estimula o estabelecimento de vínculos com outros colaboradores, principalmente com colegas diretos, facilitando a comunicação da cultura da empresa e permitindo que a adaptação cultural aconteça o mais rápido possível.

O local de trabalho e o(s) equipamento(s) devem estar prontos

Tenha todas as ferramentas de trabalho e senhas que os funcionários precisam para começar a usar. Vale também uma rodada de apresentações, com os nomes dos departamentos e seus gerentes e os nomes dos colegas. Se houver mais de um funcionário na equipe, é recomendável que todos os novos funcionários comecem no mesmo dia. Muitas empresas têm um dia de boas-vindas, com explicações e apresentações em um dia. Esta é uma ação para promover a integração entre equipes novas e entre equipes já estabelecidas.

Ofereça uma visão da sua posição estratégica, intenção e direção

Seu novo funcionário vê seu novo trabalho como um passo em direção a metas e sucesso pessoal. A integração é uma jornada, e seus novos funcionários precisam sentir que são uma parte importante da jornada. Você pode motivar seus funcionários mapeando marcos claros para que eles possam ver quais são as próximas etapas.

Tome uma atitude e considere registrar um grupo de liderança que discuta a estratégia de negócios. Em seguida, peça ao gerente para ter uma discussão com o novo funcionário e discutir a relevância para seu trabalho e equipe específicos. Fornecer informações sobre a direção dos negócios e atualizá-las regularmente é uma ótima maneira de apresentar estratégias no início de uma nova experiência de trabalho e pode ajudar os novos funcionários a compreender como seu papel afeta os negócios.

Programas efetivos de onboarding de novas contratações ajudam a promover um ambiente de trabalho mais bem-sucedido, colaboradores mais satisfeitos, menor taxa de rotatividade e melhores resultados financeiros.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email