Como estruturar o setor de Recursos Humanos ideal?

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Skype
Twitter
Email

Ter uma estrutura de Recursos Humanos eficaz é garantia de melhores resultados para a organização. Processos otimizados permitem uma gestão de pessoas mais eficiente e focada no ser humano, assim como maior produtividade e controle sobre a performance dos colaboradores.

Mas com tantas tarefas a cumprir, muitas vezes não sobra tempo para estruturar esse departamento da forma devida e trabalhar de maneira mais organizada, simples e com foco em resultados melhores. Por isso, hoje vamos te mostrar o que fazer para estruturar o seu departamento de RH do zero. Assim, você vai conseguir atuar de acordo com os objetivos e metas da sua empresa e ainda valorizar a gestão de pessoas onde você trabalha.

Um departamento de recursos humanos deve trabalhar de modo a deixar o ambiente de trabalho bom o suficiente para que as pessoas consigam exercer suas funções de forma saudável e que gere produtividade e engajamento com a empresa.

Tão importante quanto saber para que serve um departamento e quais são suas funcionalidades e responsabilidades, é saber como estruturá-lo de maneira efetiva e, acima de tudo, funcional. De nada adianta estruturar os processos e seu negócio continuar evitando fazê-los da maneira correta.

Estratégias são essenciais

Pode-se dizer que essa é uma das funções mais básicas que todo RH precisa desenvolver junto aos interesses das empresas: seguir uma estratégia definida de acordo com as necessidades e objetivos do negócio, com metas para alcançá-los.

Para isso, é necessário um entendimento profundo de como a empresa em si funciona, quais seus valores e ideais, e como chegar ao objetivo final sem passar por cima deles, personalizando as práticas e estratégias de acordo com as finalidades do negócio.

Planejamento

Depois de entender como o seu RH pode atuar estrategicamente dentro da empresa, é hora de se planejar! Quais são as ações que você deve desenvolver para ter um RH voltado aos resultados que você precisa alcançar?                                                        Nesse momento, não se esqueça de manter os pés no chão! Você é a única pessoa responsável pela gestão de pessoas em sua empresa? Ou seu RH conta com uma equipe maior? Qual é seu orçamento? Seu planejamento deve seguir as condições atuais. Nada de planejar ações que você não vai conseguir cumprir! Assim, você evita frustrações e, no momento da apresentação de resultados, consegue mostrar que atingiu aquilo que queria para o restante da empresa.

Metas

Defina suas metas. Se o seu objetivo é atuar para a diminuição da rotatividade, por exemplo, quantas e quais ações você deve desenvolver nesse sentido? Quais novas práticas você deve implantar na empresa?                                                                          Além disso, é importante que você quantifique seus resultados. Ao fim do período do seu planejamento, qual é a porcentagem de rotatividade que a empresa deverá atingir para diminuir o seu índice atual?                                                                                           As metas são importantes para que você não desenvolva o seu trabalho no escuro. A partir delas, você atua com base nas informações que você tem e aonde você quer chegar.

Adote as ferramentas certas

A área de Recursos Humanos conta com processos muitas vezes complexos, que necessitam de registros detalhados. Para executá-los de forma mais eficiente possível, você precisa de sistemas e ferramentas de RH que simplifiquem as tarefas por meio da automação.                                                                                                                                                                                    Atualmente, a maior parte das organizações conta com a ajuda das tecnologias para automatizar seus processos de recrutamento e seleção, por exemplo.

Elabore um regulamento interno

É necessário ter um documento específico que estabeleça todas as normas e procedimentos para a área que está sendo criada. O mesmo deve conter informações detalhadas a respeito da dinâmica da área, ou seja, como é a estrutura de Recursos Humanos.

Todos os processos e procedimentos do setor também devem estar formalizados no regulamento. Por exemplo: como é realizado um processo de recrutamento e seleção? Qual é a política salarial da empresa? Quais são as regras para concessão dos benefícios?                                                                                                                                                                                                         O regulamento deverá servir como material de consulta para os colaboradores ou para quem estiver iniciando a carreira na sua empresa.

O importante é sempre continuar buscando maneiras de se manter atualizado frente a um mercado de trabalho que está em constante mudança, sendo bastante dinâmico e trazendo cada vez mais novidades a todos no mercado.                                    Sendo assim, a gestão assertiva de pessoas é um grande avanço para a sua empresa e, portanto, um diferencial incrível que pode ser a chave para o crescimento e sucesso da marca.

Celso Campello Neto

Professor universitário e CEO da
Benefício Certo

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém