Como fazer sua empresa se destacar no mercado?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Você iniciou no mundo do empreendedorismo e percebeu que possui centenas de ótimos concorrentes, mas a verdade é que muitos dos empreendedores que se arriscam nesse universo, não conseguirão levar o projeto adiante visto ser necessária dedicação, disciplina e muito trabalho. O segredo é fazer com que sua empresa se destaque em meio a tantas outras fazendo com que chame a atenção do mercado, atraindo clientes e potenciais investidores. Abaixo listei quatro estratégias básicas que devem ser adotadas pelo empreendedor. Ao colocá-las em prática, as margens de erro diminuirão drasticamente.

Ofereça soluções diferenciais ao mercado

A inovação é o grande mote com o qual você vai trabalhar para que sua empresa se destaque. Não ofereça ao mercado variações de serviços ou produtos já existentes. Você precisa ter certeza de que seu negócio atenderá a uma demanda do mercado. Ela precisa oferecer solução para um problema que já existe no ramo em que pretende atuar. Isso é o que garantirá o potencial de comercialização do seu produto ou serviço.

Busque a qualidade a todo custo

Para isso não há alternativas: mergulhe de cabeça nos testes! Esgote todas as possibilidades de utilização do produto e certifique-se de que as falhas foram corrigidas. Realize verificações exaustivas. Depois que você já tiver concluído essa fase, realize testes externos. Submeta seu produto à utilização de outras pessoas. Apresente-o aos profissionais da área e a pessoas que se enquadrem no público-alvo com que vai trabalhar. Verifique quais são as principais dificuldades de operação e esteja pronto para receber críticas e sugestões. Com essas informações em mãos, você poderá aperfeiçoar o projeto e aumentar seu nível de qualidade.

Divulgue seu produto e sua marca

Pode ser praticamente impossível conseguir uma posição de destaque no mercado sem utilização de estratégias de marketing. Se você quer ter visibilidade, divulgue sua marca e seu produto. O primeiro passo é definir o público-alvo da empresa. A partir do momento em que souber quem são e qual o perfil das pessoas que potencialmente consumirão seu produto, você traçará um plano de comunicação eficiente.

E se acredita ser essa uma estratégia inviável em razão das restrições financeiras de seu projeto, saiba que está enganado! Ao contrário do que muitos pensam, marketing não é exclusividade das grandes corporações. Comece pelas redes sociais e alimentando um blog. Movimente as redes com seu produto! Lance a sua ideia, apresente a sua marca! Se você tem realmente um bom projeto, as pessoas vão compartilhar!

Conheça o potencial de retorno financeiro e de crescimento do seu negócio

Para realmente alavancar os negócios você precisa de investidores, certo? Então esteja preparado para oferecer seu projeto a eles! Não adianta apenas dizer o quão genial e útil é sua ideia. Você vai precisar demonstrar o potencial de investimento de empresa. Estude os números e verifique em quanto tempo ocorrerá o retorno do capital que precisa ser investido. Certifique-se de que o negócio será vantajoso tanto para você quanto para quem está disposto a injetar dinheiro nele!

Além disso, faça planos para o futuro. Um investidor vai querer saber como o projeto vai se comportar nos próximos anos. Para isso, você precisa fazer projeções de mercado e levantamentos sobre o potencial de crescimento da empresa. Verifique se ela é “escalável”, ou seja, se pode expandir rapidamente sem demandar grandes investimentos em infraestrutura, equipamentos, funcionários, etc.

Celso Campello Neto

Professor universitário e CEO da
Benefício Certo

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email