Você iniciou no mundo do empreendedorismo e percebeu que possui centenas de ótimos concorrentes, mas a verdade é que muitos dos empreendedores que se arriscam nesse universo, não conseguirão levar o projeto adiante visto ser necessária dedicação, disciplina e muito trabalho. O segredo é fazer com que sua empresa se destaque em meio a tantas outras fazendo com que chame a atenção do mercado, atraindo clientes e potenciais investidores. Abaixo listei quatro estratégias básicas que devem ser adotadas pelo empreendedor. Ao colocá-las em prática, as margens de erro diminuirão drasticamente.
Ofereça soluções diferenciais ao mercado
A inovação é o grande mote com o qual você vai trabalhar para que sua empresa se destaque. Não ofereça ao mercado variações de serviços ou produtos já existentes. Você precisa ter certeza de que seu negócio atenderá a uma demanda do mercado. Ela precisa oferecer solução para um problema que já existe no ramo em que pretende atuar. Isso é o que garantirá o potencial de comercialização do seu produto ou serviço.
Busque a qualidade a todo custo
Para isso não há alternativas: mergulhe de cabeça nos testes! Esgote todas as possibilidades de utilização do produto e certifique-se de que as falhas foram corrigidas. Realize verificações exaustivas. Depois que você já tiver concluído essa fase, realize testes externos. Submeta seu produto à utilização de outras pessoas. Apresente-o aos profissionais da área e a pessoas que se enquadrem no público-alvo com que vai trabalhar. Verifique quais são as principais dificuldades de operação e esteja pronto para receber críticas e sugestões. Com essas informações em mãos, você poderá aperfeiçoar o projeto e aumentar seu nível de qualidade.
Divulgue seu produto e sua marca
Pode ser praticamente impossível conseguir uma posição de destaque no mercado sem utilização de estratégias de marketing. Se você quer ter visibilidade, divulgue sua marca e seu produto. O primeiro passo é definir o público-alvo da empresa. A partir do momento em que souber quem são e qual o perfil das pessoas que potencialmente consumirão seu produto, você traçará um plano de comunicação eficiente.
E se acredita ser essa uma estratégia inviável em razão das restrições financeiras de seu projeto, saiba que está enganado! Ao contrário do que muitos pensam, marketing não é exclusividade das grandes corporações. Comece pelas redes sociais e alimentando um blog. Movimente as redes com seu produto! Lance a sua ideia, apresente a sua marca! Se você tem realmente um bom projeto, as pessoas vão compartilhar!
Conheça o potencial de retorno financeiro e de crescimento do seu negócio
Para realmente alavancar os negócios você precisa de investidores, certo? Então esteja preparado para oferecer seu projeto a eles! Não adianta apenas dizer o quão genial e útil é sua ideia. Você vai precisar demonstrar o potencial de investimento de empresa. Estude os números e verifique em quanto tempo ocorrerá o retorno do capital que precisa ser investido. Certifique-se de que o negócio será vantajoso tanto para você quanto para quem está disposto a injetar dinheiro nele!
Além disso, faça planos para o futuro. Um investidor vai querer saber como o projeto vai se comportar nos próximos anos. Para isso, você precisa fazer projeções de mercado e levantamentos sobre o potencial de crescimento da empresa. Verifique se ela é “escalável”, ou seja, se pode expandir rapidamente sem demandar grandes investimentos em infraestrutura, equipamentos, funcionários, etc.