Como funciona demissão em comum acordo?

Todo mundo conhece alguém que entrou em acordo com a empresa para ser mandado embora. Essa prática foi por algum tempo considerado ilegal, no entanto, com as novas regras da CLT, as companhias e colaboradores podem chegar nesse consenso de forma legal.

Na demissão de comum acordo o trabalhador tem o direito de receber:

  • Férias vencidas com acréscimo de 1/3 constitucional;
  • Férias proporcionais acrescidas do 1/3 constitucional;
  • Aviso prévio 50%, se o trabalhador for indenizado;
  • FTGS;
  • Décimo terceiro salário proporcional;
  • Salário dos dias trabalhados antes do desligamento;
  • Multa de 20% a 80% sobre FGTS;
  • Salários atrasados, caso houver.

Benefícios para empresa na demissão de comum acordo

Algumas empresas acreditam que não é vantajoso entrar em comum acordo com o colaborador para demiti-lo, afinal, por que negociar e oferecer vantagens para alguém que não quer mais fazer parte da companhia?

No entanto, a demissão de comum acordo também pode ser muito benéfica para empresa. Veja os motivos:

Menos custos com a demissão

Desligar os colaboradores causa um custo para empresa e poder negociar com ele sua saída da companhia, contribui com a redução de gastos que ocorre nesse processo.

Com a regulamentação dessa prática é possível finalizar o ciclo desse profissional que deseja sair da companhia sem arcar com valores integrais, uma vez que algumas multas são reduzidas pela metade. O melhor de tudo é ter o amparo da legislação, já que agora a demissão consensual é permitida por lei.

Ganho estratégico

São muitos os motivos que fazem o profissional querer encerrar o ciclo na empresa, pode ser porque ele recebeu uma proposta melhor, esteja buscando novos desafios ou até mesmo porque deseja abrir o próprio negócio.

Fato é que quando ele toma essa decisão, é porque já está certo que este é o melhor momento para isso. Desse modo, será que vale mesmo a pena manter alguém que não deseja continuar? Até que ponto isso é benéfico para empresa?

Negociar a demissão do colaborador é um jeito de encerrar bem um ciclo com alguém que durante determinado tempo ajudou a empresa a crescer. Sem ressentimentos!

E então, conseguiu entender melhor sobre a demissão em comum acordo? Continue acompanhando o blog da Benefício Certo para ler mais sobre direitos e deveres trabalhistas assegurados pela CLT.

Compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia também