Um tema que as empresas precisam se atentar, atualmente, é sobre o encontro de colaboradores de diferentes idades no mercado de trabalho. É possível encontrar profissionais que fazem parte das gerações dos Baby Boomer, X, Y e Z trabalhando em uma mesma empresa, especialmente, se ela for de médio ou grande porte.
É importante ressaltar que cada grupo possui diferentes características que, a princípio, podem parecer incompatíveis, no entanto, é possível, sim, combinar uma equipe com profissionais de faixas-etárias diferentes de forma que todos fiquem satisfeitos e troquem experiências.
Qual as características de cada geração?
Primeiro para entender como tirar o melhor de cada um na empresa, é importante conhecer o perfil dos profissionais, para avaliar como cada colaborador contribui no trabalho. Por isso, explicamos, de um modo geral, as principais características de cada geração. Veja a seguir:
Baby boomers
Essa geração refere-se aos nascidos entre 1946 e 1964 e são muito conhecidos por terem construído a carreira profissional em uma única empresa. Por isso é muito comum, ao olhar os currículos deles, se deparar com experiências de longos anos. De um modo geral, é um grupo que preza muito pela estabilidade, valoriza um estilo de vida mais conservador, com filhos, casa própria, carro, emprego estável e, claro, momento de lazer.
Geração X
Quem faz parte dessa geração nasceu entre 1960 e 1980. É um grupo que buscou mais individualidade, mas que não perdeu a convivência em grupo. Eles foram marcados no mercado de trabalho pelo desejo de estabilidade profissional e mental, no entanto, são mais flexíveis com hierarquias. Por ser uma geração que deseja mais independência e reconhecimento profissional, se tornou mais empreendedora e proativa.
Geração Y
Quem nasceu entre os anos 70 e 90 faz parte da geração Y. Esse grupo pode acompanhar muitos avanços da tecnologia e possui um perfil de multitarefas, ou seja, são pessoas que conseguem trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo. Também é comum que os jovens dessa geração troquem de emprego muito rápido com o intuito de buscarem maiores desafios e crescimento profissional.
Geração Z
Esses são representados pelos que nasceram entre 1990 e 2010, ou seja, são os jovens da atualidade. São conhecidos por serem nativos digitais, pois são familiarizados com a internet e tecnologia desde pequenos. Quanto ao mercado de trabalho, o perfil se assemelha com o da Geração Y, não são de ficar por muitos anos na mesma empresa e também não se enxergam fazendo a mesma coisa pelo resto de vida. São desapegados de fronteiras geográficas e possuem forte responsabilidade social.
O desafio de gerenciar esses diferentes perfis
Quando existe uma equipe multigeracional, certamente, o gestor terá um desafio pela frente, pois, ele irá lidar com profissionais com experiências, visão e valores diferentes, o que pode gerar conflitos em certos momentos. Contudo, é importante entender que cada um tem a acrescentar para a empresa.
Encontre pontos em comum entre os colaboradores
Mesmo que tenham nascido em épocas diferentes, as pessoas podem ter algum ponto em comum, no entanto, nem sempre isso é muito evidente. Desse modo, cabe ao gestor trabalhar para conseguir encontrar algo que faça conexão entre eles.
É necessário entender que as pessoas não são definidas apenas de acordo com a geração que nasceram, afinal, aspectos culturais, sociais e políticos ajudam a definir melhor as características do indivíduo.
Incentive a troca de conhecimento e experiências
Por ser uma equipe multigeracional, é normal que as pessoas tenham conhecimentos e experiências diferentes. Então, é interessante fazer com que os profissionais possam compartilhar suas visões e aprendizados uns com os outros. Porque, no final, todo mundo pode aprender com todo mundo.
Estimule a interação entre os profissionais
Além de promover a troca de conhecimento, é importante que a equipe se sinta à vontade para conversar sobre outras coisas além do trabalho. É certo que quando se trata de afinidade, pode ser que os colaboradores fiquem mais confortáveis para conversar com pessoas que tenham a mesma idade, no entanto, como dissemos no tópico anterior, encontrar pontos em comum facilita a comunicação.
Não é uma tarefa simples gerenciar uma equipe com pessoas que sejam separadas por gerações, contudo, é importante que haja uma integração na equipe para que o ambiente de trabalho seja cada vez melhor.
Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre dicas de como gerenciar equipes, além de outros assuntos voltados para RH.