Como implantar a cultura do feedback contínuo na empresa

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Vimos que ao adotar uma cultura de feedback contínuo, você contribui para o melhor desempenho dos funcionários, o que consequentemente, gera uma melhor performance para a organização. Para auxiliá-lo nessa tarefa, listamos algumas dicas de como aumentar a efetividade do feedback na sua empresa. Confira!

Defina as metas e informe de forma clara

Os funcionários precisam compreender o que se espera da performance individual deles. Para a equipe é importante deixar claro quais são os objetivos globais da empresa. É importante mostrar confiança na capacidade de cada profissional para alcançar essas metas. Sempre faça um acompanhamento, ofereça orientações de aperfeiçoamento e parabenize pelas conquistas alcançadas.

Ofereça treinamento para a equipe

Inicialmente, nem sempre o processo de feedback é visto com naturalidade ou é bem-aceito. Alguns funcionários podem até mesmo não ter uma postura adequada para aceitar uma avaliação do seu desempenho.

Por isso, se a sua empresa ainda não tem a cultura do feedback, é importante fazer treinamentos com colaboradores e lideranças a fim de esclarecer os objetivos do feedback contínuo. Para garantir maior isenção, uma consultoria especializada pode ajudar você no assunto.

Seja sincero ao dar o feedback

Os feedbacks devem ser tanto positivos quanto negativos e, para isso, você deve fazer uma avaliação sincera e dar pesos iguais aos aspectos positivos e negativos. Oriente a todos que o comportamento individual, sendo bom ou ruim, interfere no clima da equipe ou da organização como um todo.

Como dar feedback negativo

Quando são várias questões negativas a serem abordadas, para não desmotivar o colaborador, é importante apontar um tópico por vez. Ilustre com exemplos que auxiliem você a elucidar a questão.

Ajude o colaborador a montar um plano de ação de melhoria e acompanhe a evolução dele. Quando os objetivos de desenvolvimento forem alcançados, é importante dar o feedback positivo. Dessa forma, o ciclo do feedback contínuo rodará em sua empresa.

É muito importante você ter em mente que o feedback contínuo é uma via de mão dupla. Os colaboradores precisam ser incentivados a exporem seus pontos de vista também.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email