Vimos que ao adotar uma cultura de feedback contínuo, você contribui para o melhor desempenho dos funcionários, o que consequentemente, gera uma melhor performance para a organização. Para auxiliá-lo nessa tarefa, listamos algumas dicas de como aumentar a efetividade do feedback na sua empresa. Confira!
Defina as metas e informe de forma clara
Os funcionários precisam compreender o que se espera da performance individual deles. Para a equipe é importante deixar claro quais são os objetivos globais da empresa. É importante mostrar confiança na capacidade de cada profissional para alcançar essas metas. Sempre faça um acompanhamento, ofereça orientações de aperfeiçoamento e parabenize pelas conquistas alcançadas.
Ofereça treinamento para a equipe
Inicialmente, nem sempre o processo de feedback é visto com naturalidade ou é bem-aceito. Alguns funcionários podem até mesmo não ter uma postura adequada para aceitar uma avaliação do seu desempenho.
Por isso, se a sua empresa ainda não tem a cultura do feedback, é importante fazer treinamentos com colaboradores e lideranças a fim de esclarecer os objetivos do feedback contínuo. Para garantir maior isenção, uma consultoria especializada pode ajudar você no assunto.
Seja sincero ao dar o feedback
Os feedbacks devem ser tanto positivos quanto negativos e, para isso, você deve fazer uma avaliação sincera e dar pesos iguais aos aspectos positivos e negativos. Oriente a todos que o comportamento individual, sendo bom ou ruim, interfere no clima da equipe ou da organização como um todo.
Como dar feedback negativo
Quando são várias questões negativas a serem abordadas, para não desmotivar o colaborador, é importante apontar um tópico por vez. Ilustre com exemplos que auxiliem você a elucidar a questão.
Ajude o colaborador a montar um plano de ação de melhoria e acompanhe a evolução dele. Quando os objetivos de desenvolvimento forem alcançados, é importante dar o feedback positivo. Dessa forma, o ciclo do feedback contínuo rodará em sua empresa.
É muito importante você ter em mente que o feedback contínuo é uma via de mão dupla. Os colaboradores precisam ser incentivados a exporem seus pontos de vista também.
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!