Como o velho RH vai gerenciar o novo normal

O novo normal exige uma nova atitude, e o antigo RH precisa se adaptar a essa nova realidade. Claro, 2020 ficará na história, sendo lembrado como o ano em que a pandemia Covid-19 fez com que a maioria das pessoas trabalhasse em casa. 

Neste contexto em que os profissionais tentavam se adaptar às mudanças e às novas práticas de trabalho e a antecipação acelerada do e-learning, onde as empresas aderiram ao trabalho home office de forma quase que unânime, o velho RH também buscava novas estratégias.

O antigo RH deve se reinventar, e agora se tornará o novo RH gerenciando o novo normal. A tecnologia nunca foi necessária como agora. Para as empresas que ainda não realizaram o RH 4.0, a inteligência artificial é um parceiro indispensável. Não só no processo de recrutamento, entrevistas online e até mesmo um novo de jeito de realizar o onboarding, o grande desafio é bem mais complexo.  

Gerenciar o novo normal envolverá primeiramente deixar a visão de um velho RH para diagnosticar quem é seu antigo novo funcionário. Isto mesmo, o antigo novo funcionário é aquele profissional que vivenciou todo o movimento mundial e teve aflorado seus medos e seu nível de ansiedade e mudou seu jeito de pensar, fez uma revisão do seu estilo de vida e enquanto conviveu e acompanhou os acontecimentos teve suas crenças tão emergentes que fizeram com que sua essência aparecesse de forma tão cristalina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que saúde não é apenas ausência de doenças físicas, mas também equilíbrio psicológico, pois o departamento de recursos humanos pode diagnosticar quem retorna ao departamento da empresa. Aqui, podemos dividi-los em duas categorias, uma é aquela que está paralisada e com medo, e a outra é aquela que se desenvolve, se aprimora e busca aprender para voltar a profissionais melhores.

E como o RH irá gerenciar estes departamentos e estes profissionais?

Em primeiro lugar, embora tenhamos visto quais funcionários têm uma mentalidade de crescimento e quais funcionários têm uma mentalidade fixa, o RH poderá agora mais que em qualquer outro momento valorizar quem de fato vive o mesmo propósito da empresa e quem não tinha conexão com os propósitos da empresa, mas conseguia camuflar muito bem.

A psicóloga Carol Dweck menciona que as pessoas de mindset de crescimento são aquelas que acreditam que as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de muito trabalho e boas estratégias em meio às adversidades, assim poderá o RH ter em mãos definições reais para elaborar seu planejamento de Recursos Humanos como estratégia para o negócio.

O RH deverá usar suas ferramentas de gestão de RH com mais afinco, pois elas serão tão ou mais importantes agora. É o momento exato para usar o mindset de crescimento nas ações do PDI, ações estratégicas e demais particularidades de Recursos Humanos.

Enfim, podemos concluir que o RH, novamente é chave essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, pois tudo se trata de pessoas, para as pessoas e com as pessoas.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o Blog da Benefício Certo para mais dicas voltadas a temas como marketing, RH e benefícios.

Compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia também