Como obter resultados com treinamentos nas empresas?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Você já sabe que é importante investir no treinamento de colaboradores para sua empresa obter sucesso no mercado, certo? Porém, existem muitas opções e formatos de treinamentos que podem ser feitos. Também existem treinamentos voltados para cargos específicos e momentos ideais para cada tipo de ação. Investir em treinamentos nas empresas não só qualifica a equipe, como podem ser uma excelente ferramenta para motivação, engajamento e retenção dos colaboradores. 

Internalizar um projeto estruturado de treinamento e desenvolvimento na empresa traz benefícios para todos, desde o colaborador mais antigo, até o recém integrado e, claro, para a empresa que renova os conhecimentos da equipe e se torna mais competitiva. 

Entre estes benefícios, podemos destacar alguns, como:

Aumento da produtividade: Com maior capacidade para desenvolver suas atividades, o profissional maximiza a qualidade do seu trabalho e reduz os erros e possíveis retrabalhos, aumentando a produtividade.

Satisfação com o trabalho: A oportunidade de crescimento contínuo e desenvolvimento de habilidades de aprimoramento profissional e na carreira é um dos fatores essenciais para a felicidade e satisfação de um colaborador com seu trabalho. Normalmente, o quesito treinamento e desenvolvimento aparecem como um dos itens mais importantes em pesquisas de clima organizacional.

Diminuição da Rotatividade: Colaborador que recebe capacitação sente-se mais motivado, o que diminui as chances de pedido de desligamento, diminuindo os índices de rotatividade. Isso tudo reflete também em economia, já que a empresa evita gastos desnecessários com a rescisão, contratação e treinamento de novos colaboradores.

Colaborador mais comprometido: Sentindo-se mais seguro em relação ao seu trabalho, o colaborador passa a ter mais comprometimento com suas atividades e responsabilidades, entregando resultados com maior qualidade. 

Redução de custos: A redução de custos é um dos benefícios mais latentes do treinamento e desenvolvimento, visto que seu reflexo pode ser visto em diversos aspectos, como no aumento da produtividade, na diminuição da rotatividade, no aumento do engajamento, como já citamos acima. Tudo isso impacta na redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos pela empresa.

Melhoria no clima organizacional: Quando o colaborador recebe treinamento e entende suas responsabilidades no processo de uma organização, sente-se parte integrante de uma equipe, o que torna o clima do ambiente de trabalho mais agradável e harmônico.

Produtos e Serviços mais qualificados: Um dos principais objetivos do treinamento e desenvolvimento é colher este resultado: a qualificação das entregas da organização. Por isso, este é mais um dos benefícios que um projeto sólido e bem estruturado pode trazer à empresa.

Aumento da competitividade: Como consequência, a empresa que contará com profissionais mais qualificados, engajados, ativos e responsáveis, pode se tornar ainda mais competitiva no mercado, já que fará entregas diferenciadas aos seus clientes.

Acreditamos que essas dicas podem te ajudar a alcançar um excelente retorno sobre o investimento em treinamentos nas empresas, como também garantir que os profissionais realmente sejam capacitados e convertam conhecimento em resultados mensuráveis e tangíveis. 

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on skype
Share on twitter
Share on email