Confira as principais vantagens para empresas que participam do PAT

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Skype
Twitter
Email

Se você ocupa uma posição de gestão em uma empresa, independentemente do setor, é provável que já tenha se deparado com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). O seu objetivo é aprimorar a alimentação dos profissionais em diversas áreas. 

O período de refeição durante o expediente é crucial e, para muitos, representa a principal refeição do dia. Organizações que se dedicam a essa preocupação têm mais facilidade em construir relacionamentos sólidos com seus funcionários.

A seguir, vamos falar mais sobre o assunto e destacar as principais vantagens para os empreendimentos participantes. Boa leitura!

O que é o PAT?

O Programa de Alimentação do Trabalhador foi instituído pelo governo em 1976, visando que as organizações supervisionem os hábitos alimentares de seus colaboradores, promovendo melhorias em sua saúde por meio de incentivos diversos.

Ele concentra-se, primariamente, em assegurar benefícios aos trabalhadores de baixa renda, definidos como aqueles que recebem até 5 salários-mínimos. No entanto, sua implementação estende-se também a equipes completas.

O PAT configura-se como um sistema cujo propósito é aprimorar a saúde alimentar e nutricional. Tal abordagem visa potencializar a resistência física e a capacidade cognitiva, resultando em maior disposição para o trabalho e aumento da produtividade.

Empresas que aderem ao programa não apenas promovem um melhor relacionamento com seus funcionários, mas também usufruem de benefícios como incentivos fiscais, deduções em impostos e outras vantagens.

Principais vantagens para empresas que participam do PAT

Além das vantagens fiscais, como a dedução no Imposto de Renda e a isenção de encargos sociais, os benefícios proporcionados exercem impacto direto no dia a dia da empresa. Em primeiro lugar, ele pode transformar significativamente a relação entre a organização e seus colaboradores.

A atenção constante ao bem-estar e à qualidade de vida da equipe é crucial. Portanto, quando um profissional se sente valorizado e percebe que pode contar com o apoio da gestão nesse aspecto, ele reconhece a singularidade no mercado.

O resultado é a implementação eficaz de endomarketing e a maior retenção de talentos, o que reduz a rotatividade. Isso permite manter os melhores profissionais na equipe e, ao mesmo tempo, diminuir os custos associados a demissões e contratações frequentes.

Além disso, refeições verdadeiramente nutritivas podem mitigar o cansaço e a fadiga, aprimorar a capacidade de atenção e concentração, e fortalecer a imunidade, prevenindo ausências devido a desconfortos evitáveis. Todos esses elementos convergem para algo que todo empregador aprecia: produtividade.

Colaboradores mais produtivos resultam em desempenho superior, traduzindo-se em tarefas executadas com maior precisão, redução de custos e de tempo, e, evidentemente, clientes mais satisfeitos. Isso se reflete no faturamento e na reputação da empresa, em última análise.

Quem podem participar do PAT? 

Para aderir, deve-se ter pelo menos um colaborador formalmente registrado e deve fornecer benefícios alimentares que estejam em conformidade com as diretrizes do programa. Entre os principais benefícios oferecidos, destaca-se a possibilidade de dedução no Imposto de Renda para empresas que optam pelo Lucro Real.

No que diz respeito aos funcionários, o foco primordial é direcionado àqueles que recebem até 5 salários mínimos. Caso todos esses trabalhadores estejam incluídos, é permitido abranger também profissionais com renda superior.

O PAT possibilita a inclusão de outros profissionais além dos formalmente registrados, abrangendo estagiários, bolsistas, temporários e aprendizes. Em situações de contrato suspenso, como férias ou afastamentos por motivos de saúde, a participação é opcional.

Por fim, é relevante destacar que a partir de maio de 2023, com as recentes alterações no programa, pessoas jurídicas, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas individuais também terão a oportunidade de se cadastrar.

Vantagens em aderir ao PAT com a Benefício Certo

A Benefício Certo trabalha com cartões de Vale-Refeição e Vale-Refeição aceitos em todo território nacional. Além disso, a organização pode contar com vantagens como: 

  • Substitui a cesta básica, diminuindo custos ao evitar problemas com logística e armazenagem.
  • O colaborador pode acessar o saldo do valor disponível no vale.
  • Caso o funcionário não utilize todo o saldo, ele fica acumulado no cartão.

Tenha mais facilidade na gestão e conte com todas as vantagens oferecidas pelo PAT. Tem interesse? Fale conosco. 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém