Conheça 5 vilões da produtividade no trabalho

Produtividade no trabalho sempre será algo importante e determinante para atingir bons resultados. Contudo, não é sempre que somos produtivos. 

Existem aqueles dias que conseguimos realizar várias tarefas e atender todas as demandas, mas, há também aqueles que parece que a procrastinação entrou sem pedir licença e se acomodou por tempo indeterminado. 

E quando isso acontece, naturalmente, o rendimento diminui e as tarefas podem ir se acumulando. 

Desse modo, para que isso não aconteça, separamos os cinco grandes vilões da produtividade, para te ajudar a identifica-los e elimina-los de vez da sua vida! 

Continue a leitura e veja quais são!

 

  • Desorganização

 

Lugares desorganizados desconcentram as pessoas, porque sempre haverá outros focos tirando a atenção. Então, o primeiro passo é tentar deixar o seu espaço de trabalho o mais arrumado possível. 

Mantenha na sua mesa somente o que é necessário para o seu trabalho, dessa forma, é bom evitar excesso de objetos; não acumular lixo, como papel de bala; limpe-a todos os dias e guarde a bolsa num lugar adequado. 

 

  • Evite conversas paralelas 

 

Conversar com os colegas de trabalho não é errado, mas há momento para tudo. Ser o famoso “tagarela” acaba sendo prejudicial para toda a equipe. 

Então, é importante se policiar para que isso não aconteça. É claro que algumas conversas acabam se desenvolvendo no ambiente de trabalho e isso é importante, pois significa que existe uma integração entre os profissionais, mas é necessário ter cautela para não atrapalhar o trabalho. 

 

  • Redes Sociais 

 

Outras coisas que tiram o foco facilmente são as redes sociais. Quem nunca entrou no Facebook, por exemplo, para ver algo rapidinho e quando se deu conta já tinha passado vários minutos navegando na página?! 

Pois é, todo mundo está sujeito a passar por este tipo de situação, tanto que existem empresas que são muito rigorosas com relação a isso e não permitem o acesso dos colaboradores a estes sites. Então, muito cuidado ao acessar as redes sociais. 

 

  • Deixar tudo para depois 

 

Vencer a mania de deixar as tarefas para depois é um verdadeiro desafio. A procrastinação, como falamos no inicio do texto, é um dos piores inimigos da produtividade. Chegar atrasado ou nunca conseguir cumprir com os prazos, são duas características comuns em um procrastinador, por isso é importante prestar atenção nesses detalhes. 

Infelizmente não inventaram um jeito de vencer a procrastinação, além da boa motivação. Mas para se motivar, é necessário entender o porquê é importante realizar as atividades, cumprir com os prazos estipulados e como isso irá trazer bons resultados. 

 

  • Falta de disciplina 

 

Disciplina é uma virtude muito importante para qualquer pessoa. Pois, ser disciplinado é sobre ter autocontrole, perseverança e capacidade de resistir a distrações, ou seja, é uma qualidade que está muito ligada a produtividade. 

A disciplina também está relacionada ao planejamento, por isso é sempre tão recomendado fazer anotações sobre as atividades que devem ser realizadas durante o dia, porque é uma forma de ter controle sobre a rotina e não se perder em meio às tarefas. 

Conheça os gatilhos mentais que te levam a falta de produtividade 

Como pontuamos no início do texto, não são todos os dias que são produtivos e isso pode ocorrer por vários motivos, como problemas pessoais, no trabalho, falta de organização, ansiedade, entre outros. 

Então, é válido identificar quais são essas razões e soluciona-las, pois, do contrário, elas podem ajudar a criar uma rotina viciosa que vai prejudicando cada vez mais com o passar do tempo. Buscar uma solução para o atrapalha é essencial para uma vida mais produtiva. 

Não é fácil identificar os pequenos vícios que podem tornar a rotina menos produtiva, contudo, é importante se policiar, pois isso pode atrapalhar não apenas o trabalho, mas também em outros aspectos. 

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog da Benefício Certo e leia mais sobre dicas de trabalho e assuntos voltados para o RH!

Compartilhe!