Conheça a relação entre benefícios e produtividade

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Sempre falamos no blog sobre produtividade e em como as empresas podem motivar cada vez mais os funcionários. No entanto, além de iniciativas que podem ser feitas no dia a dia da corporação, existe algo que é fundamental nesse processo de engajamento dos colaboradores, que são os benefícios ofertados. 

Quer entender mais sobre essa relação de produtividade e benefícios? Continue lendo o nosso artigo! 

Profissionais se sentem mais valorizados 

Antigamente, o salário era o principal atrativo para os profissionais que buscavam novas oportunidades no mercado, contudo, com o passar dos anos, algumas coisas foram mudando. 

Certamente, a remuneração ainda é um fator importante, mas nem sempre o principal. Hoje em dia, os benefícios que a empresa oferece ajudam a reter talentos e, muitas vezes, funcionam como um cartão de visita para àqueles que ainda não fazem parte do quadro de funcionário da corporação. 

Isso se deve ao fato de que os benefícios são vistos como um tipo de regalias que servem para promover o bem-estar do colaborador e isso faz com que eles se sintam mais valorizados pelo empregador. 

É importante lembrar que alguns deveres – que muitas vezes são vistos como benefícios – são, de acordo com a CLT, obrigatórios, como o vale-transporte, 13° e férias remuneradas. Explicamos isso de forma bem didática no texto “Quais benefícios as empresas são obrigadas a pagar?”.

Benefícios para além do óbvio 

Há alguns benefícios que são mais comuns no mercado de trabalho, como o vale-refeição, assistência odontológica ou plano de saúde. Mas, muitas empresas estão tentando pensar fora da caixinha e oferecendo um leque maior de benefícios. 

Um exemplo disso, são os day off ou home office. Os gestores estão passando a entender que oferecer essas possibilidades podem ajudar a gerar mais produtividade, seja com uma folga no dia do aniversário para relaxar e aproveitar o dia – ou trabalhar de casa, desde que a atividade exercida pelo profissional possibilite isso. 

Tais iniciativas trazem mais comodidade ao colaborador e é também um ótimo jeito de mostrar reconhecimento e confiança pelo trabalho dele. 

Os benefícios, de um modo geral, variam bastante de acordo com a perfil da empresa, então o RH deve pensar quais fazem mais sentido para a realidade da corporação e, claro, com as necessidades dos colaboradores. 

No texto “Como os benefícios podem motivar os colaboradores” falamos sobre essas necessidades baseadas na Pirâmide de Maslow e como é importante conseguir supri-las no mercado de trabalho. 

O que mais pode ser implementado na empresa?

Bom, agora que você já entendeu a relação entre benefícios corporativos e produtividade, abaixo vamos mostrar quais você já pode pensar em implementar na empresa para motivar os colaboradores. 

Veja a seguir!

Vale-cultura

Esse benefício pode ser concedido para incentivar a cultura e lazer entre os colaboradores, seja para ida em shows, peças de teatro, cinema, exposições ou comprar livros. A empresa pode oferecer um cartão com um valor determinado e o trabalhador usa-o para esses fins.

Vale-combustível 

Embora o vale-transporte seja um benefício que a empresa deve oferecer obrigatoriamente, o vale-combustível também pode ser ofertado aos colaboradores que optem em ir com o próprio veículo para o trabalho. No entanto, uma opção não exclui a outra, a empresa deve oferecer as duas possibilidades e cabe ao funcionário escolher o que melhor lhe convém.

Vale-farmácia

Ofereça um crédito aos colaboradores para que possam utilizar com medicamentos que precisam, em farmácias e drogarias durante o mês.

Viu como é importante oferecer benefícios para os colaboradores? Eles se sentem mais valorizados e motivados, dessa forma, podem produzir mais trazendo melhores resultados para a empresa. 

Análise quais benefícios sua empresa pode passar a implementar!

Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos voltados a gestão de pessoas e RH.

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on skype
Share on twitter
Share on email