Conheça algumas técnicas para recrutamento e seleção

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

O processo de recrutamento e seleção requer não apenas profissionais qualificados, mas também métodos e ferramentas adequadas para que seja executado com a eficiência que a empresa precisa.

Por isso, cada vez mais as organizações têm investido em recursos sofisticados e tecnológicos, como o uso de Inteligência Artificial, para ajudar os recrutadores na busca do profissional ideal.

Mas para além disso, existem algumas técnicas de recrutamento e seleção que podem ser usadas pelos recrutadores de forma que tragam mais facilidade ao processo. Quer saber quais técnicas são essas? Acompanhe a leitura a seguir!

Recrutamento interno

E se o profissional ideal para a vaga em aberto já estiver na empresa?

As organizações antes de abrirem a vaga para o mercado podem tentar recrutar os profissionais dentro da própria instituição. Não estamos falando, especificamente, de uma promoção, mas, sim, da possibilidade de os profissionais transitarem de um setor para outro, caso queiram e achem interessante a mudança.

Além de abrir esses espaço para os colaboradores, especialmente, aqueles que querem fazer uma transição de carreira, o recrutamento interno proporciona mais agilidade, uma vez que, os profissionais já conhecem a empresa, bem como os valores e cultura organizacional.

Contratação de headhunters

O headhunter funciona como um “caçador de talentos”, portanto, esse profissional faz uma busca mais rigorosa de profissionais no mercado.

A pessoa que exerce essa função tem os recursos e a capacidade necessária para fazer a busca do candidato ideal. O objetivo desse profissional é encontrar um candidato altamente qualificado para a vaga, portanto, muitas vezes, um processo seletivo tradicional não consegue suprir essa necessidade.

Se a empresa deseja ter um talento para ocupar um cargo mais estratégico e específico, contar com o apoio de um headhunter pode fazer total diferença no recrutamento.

Banco de talentos

O banco de talentos é uma boa estratégia, porque as pessoas que mandam seus currículos nesse tipo de canal, normalmente possuem muito interesse em trabalhar na empresa ou porque já participou de outros processos seletivos da organização.

É uma excelente ferramenta para acelerar contratações, pois elimina a necessidade de divulgar vagas, além de facilitar na busca, uma vez que, as informações no banco de dados já estão devidamente nichadas.

Uso de LinkedIn

Por último, mas não menos importante vem o uso do LinkedIn, A rede social que popularizou entre o meio profissional, tem sido uma ferramenta estratégica tanto para quem recruta quanto para quem deseja buscar novos desafios.

Por funcionar como um currículo online e já possibilitar o contato direto com o talento, muitos profissionais de RH utilizam a rede para encontrar o perfil desejado pela vaga. Facilitando a comunicação e a contratação de novos talentos.

E, então, sua empresa utiliza alguns desses recursos para fazer novas contratações? É importante sempre apostar em ferramentas diferentes para entender o que funciona no RH da companhia.

Quer mais dicas relacionadas a recrutamento e seleção? Continue acompanhando o blog da Beneficio Certo e leia mais sobre processos seletivos e RH.

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email