Conheça os 4 tipos de colaboradores e extraia o melhor deles na empresa

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Por mais que a empresa leve em consideração o DNA da companhia na hora de contratar os profissionais, ao atentar para os candidatos que mais combinam com a organização, cada colaborador possui um perfil diferente.

E necessário conseguir identificá-los, porque possuem características importantes que se complementam. Identificar suas peculiaridades é o caminho mais curto para extrair o melhor de cada um. 

Que saber os possíveis tipos de colaboradores que tem na sua empresa? Continue lendo esse artigo!

O planejador

O profissional que possui um perfil comportamental planejador é mais conservador e dá muito valor a uma rotina organizada. Se dá muito bem com atividades técnicas, além de ser estável e paciente.  

O planejador dificilmente perde o controle em situações de pressão e sempre encontra um jeito prático de lidar com as coisas. É de fácil convivência, porém é um pouco mais contido e por pensar muito antes de fazer qualquer coisa, não é o mais indicado para fazer algo urgente.

O comunicador

Já o comunicador é carismático e persuasivo. Além de se relacionar com muita facilidade, sempre está animado com os projetos e é aberto a coisas novas.

Tem a habilidade de motivar as pessoas ao redor, no entanto, ao contrário do perfil planejador, não se preocupa muito com o planejamento, o que pode fazê-lo perder prazos. No entanto, o entusiasmo faz com que tudo pareça viável na realização do trabalho.

O executor

A pessoa que possui um perfil executor é um líder nato. Pois é autoconfiante e movido por desafios. Além disso, por ser corajoso, gosta de assumir riscos. Por consequência, em momento de estresse e pressão, pode ser extremamente competitivo e autoritário.

O analista

Os profissionais com perfis analistas, são metódicos, atentam-se aos detalhes, agem de maneira mais meticulosa e conhecem bem as atividades que fazem.

Por serem muito críticos, buscam sempre pela perfeição na execução dos trabalhos, no entanto, isso pode leva-los a tomadas de decisão com menos agilidade. São ótimos em equipes que precisam de alto nível de especialização e conhecimento nas tarefas.

Mais de um perfil em um só colaborador

Certamente os profissionais têm várias características que estão presentes em mais de um perfil, no entanto, possuem um que é o dominante.

É muito importante que o RH consiga entender esses diferentes tipos comportamentais, para engajá-los e motivá-los adequadamente. Além disso, conhecer esses colaboradores e como suas habilidades são importantes, só mostra o quanto é necessário que na empresa haja diversidade entre os funcionários.

Gostou do nosso texto? Continue acompanhando o blog da Benefício Certo e conheça mais sobre as nossas soluções. 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email