Tem havido muita discussão sobre medidas para reduzir a disseminação do coronavírus. Milhares de empresas têm adotado medidas preventivas para o bem-estar de seus profissionais. Não há dúvida de que um dos departamentos mais afetados é o de recursos humanos. Além da missão de garantir a saúde dos funcionários, os recursos humanos também precisam lidar com novos funcionários. Pesquisa realizada pela Kenoby mostra que 90% dos profissionais acreditam que o trabalho de home office será o futuro das empresas. Quanto à estratégia de recrutamento em tempos de crise, 47% das vagas estão congeladas, 18% permanecem as mesmas, 17% ainda estão analisando esta situação e 13% estão totalmente impedidos de abrir novas vagas e houve um aumento de 2 % das vagas de emprego disponíveis. Quando questionados se houve menos inscrições por conta da crise, 55% das pessoas responderam que não e 45% das pessoas disseram que sim. A pesquisa foi realizada entre março e abril, com a participação de mais de 1.300 profissionais da área de recursos humanos.
Falamos muito sobre o “novo RH”, aquele mais conectado com o negócio, estratégico e ágil, esse é momento de colocar em prática. Para ajudar os profissionais a se organizarem, remotamente ou não, sobretudo neste tempo de crise, uma série de dicas podem otimizar os processos diariamente.
1. Reavalie seus processos
Reserve um tempo para analisar os principais problemas da equipe, verifique os indicadores e pense na melhor forma de solucionar esses problemas. Tente olhar para fora e pensar a respeito: o seu processo de recrutamento está otimizado da melhor maneira e usando a tecnologia para seu próprio benefício? Quanto isso contribui para o trabalho remoto atual?
A tendência é que cada vez menos as pessoas precisem se deslocar para postos de trabalho e, por isso, precisamos cada vez mais transformar a nossa forma de recrutar para nos adaptarmos a esse tipo de realidade.
2. Transformação digital
Ainda falando sobre quanto à tecnologia pode ser usada a nosso favor, analise os pontos mais críticos e procure uma solução tecnológica para eles. A transformação digital chegou e as empresas que já são aderentes, saíram na frente durante essa crise. Por exemplo, o recrutamento pode continuar remotamente e podem ser realizados testes online, análise automática do curso, entrevistas em vídeo e muitas outras funções.
3. Repense os benefícios que a sua empresa oferece
Quando se trata de benefícios para funcionários, os problemas de orçamento surgem rapidamente. Mas e se você puder oferecer benefícios que quase não custam dinheiro? Por exemplo, o trabalho remoto é um método que muitas empresas usam para recrutar novos profissionais, mas para quem trabalha na empresa todos os dias, o home office também é uma opção. Caso não seja possível, em cargos mais operacionais e que dependem de recursos específicos, repense sobre folgas como uma bonificação para os profissionais. Além de aumentar os níveis de produtividade, você também pode aumentar a retenção de talentos.
4. Adquira novos conhecimentos
Nesse período de crise, é importante que os profissionais estejam atentos às informações. Portanto, esta é uma boa oportunidade para se atualizar e se especializar. Existem muitos conteúdos gratuitos neste setor que podem resolver os problemas da sua empresa.
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