Você já parou para pensar como os valores, comportamentos e crenças dos colaboradores e da empresa podem se relacionar? Esses e outros aspectos estão conectados pela cultura organizacional, um elo importante para o sucesso a longo prazo, mas que, muitas vezes, acaba sendo negligenciado.
Negócios deixam de existir porque não inovam ou então apresentam uma alta taxa de turnover. Esses fatores estão relacionados com estratégias para fortalecer a cultura, pois sem um plano de ação, os profissionais podem ficar pouco engajados e as informações podem acabar se perdendo.
Por isso, para evitar essa situação, no artigo de hoje falaremos mais sobre o assunto e traremos dicas práticas para melhorar essa área. Acompanhe!
O que é cultura organizacional?
É um conjunto de valores, crenças, comportamentos, práticas e normas compartilhadas em uma empresa. Dessa forma, ela direciona como os integrantes interagem entre si, com os clientes e demais stakeholders.
Na prática, ela é a responsável por organizar a forma de pensar e agir de uma organização, gerando uma única identidade e refletindo diretamente na produtividade, motivação e na imagem da marca frente ao mercado.
Por isso, para definir ou atualizar a cultura organizacional, deve-se considerar:
- Valores e crenças;
- Normas e comportamentos;
- Rituais e símbolos;
- Liderança e tomada de decisão;
- Ambiente físico e estrutura.
Qual a importância da cultura organizacional?
Ela é importante pois molda o ambiente de trabalho e influencia o comportamento dos colaboradores, uma vez que determina como as pessoas interagem, tomam decisões, enfrentam desafios e se comportam.
Assim, quando há uma cultura forte e alinhada aos valores do negócio, os funcionários são mais motivados e engajados, contribuindo com a produtividade e a satisfação. Isso acontece porque quando todos partilham dos mesmos princípios e visão, tendem a trabalhar com mais harmonia, deixando o ambiente mais colaborativo e eficaz.
Outro ponto importante é que a cultura organizacional reflete a capacidade da empresa de se adaptar e inovar. Pois, quando se tem uma cultura flexível e aberta a mudanças, fica mais fácil se ajustar às transformações do mercado. Esse fator é especialmente valioso para atrair e reter talentos, principalmente em mercados competitivos, onde os profissionais buscam ambientes que se alinhem com seus próprios valores e aspirações.
Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa?
Para avaliar corretamente, deve-se observar diferentes aspectos do comportamento, das práticas, das normas e dos valores que definem o ambiente de trabalho. O primeiro passo pode ser a observação direta e análise comportamental. Aqui, cabe analisar como as pessoas interagem umas com as outras, como as reuniões são conduzidas, como os líderes se comportam e como as decisões são tomadas. Além dela, também pode-se fazer pesquisas de clima organizacional e entrevistas com funcionários com certa periodicidade.
Para isso, deve-se abordar tópicos como valores, satisfação no trabalho, confiança na liderança, e como os profissionais percebem o ambiente de trabalho. Além disso, uma outra forma de analisar é através de feedbacks e processos formais, como avaliação de desempenho, promoções e compensação.
Como melhorar a cultura organizacional?
Melhorar a cultura é um processo contínuo que envolve comunicação clara e constante da visão, missão e valores, para que todos estejam alinhados a um propósito comum. Também é necessário promover o feedback contínuo de maneira construtiva, incentivando a troca de percepções em todos os níveis para aprimorar processos e fortalecer a confiança.
Outra prática é reconhecer o esforço individual e coletivo, pois aumenta a motivação e o senso de pertencimento, enquanto um ambiente colaborativo impulsiona a inovação e melhora as relações interpessoais.
Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada, uma vez que facilita a comunicação, especialmente em estruturas híbridas ou remotas, promovendo alinhamento e transparência. Cabe ressaltar que a avaliação sobre a percepção da cultura deve ser feita de forma periódica, a fim de realizar ajustes, garantindo que as iniciativas implementadas estejam realmente fortalecendo o ambiente organizacional.
Como os benefícios corporativos podem melhorar a cultura organizacional?
Além das estratégias mencionadas acima, os benefícios corporativos também têm impacto na cultura, pois demonstram cuidado e valorização pelos colaboradores. Assim, oferecer auxílio-educação, programas de bem-estar, vale-alimentação e vale-refeição, entre outros, incentiva um ambiente de trabalho mais saudável, equilibrado e motivador.
Lembrando que quando os funcionários se sentem apoiados, tanto em suas necessidades pessoais quanto profissionais, aumenta-se o engajamento, a satisfação e a lealdade à organização. Além disso, ao alinhar os benefícios às necessidades da equipe, a conexão entre os profissionais e o propósito organizacional é fortalecida, criando um ambiente mais positivo, produtivo e com maior retenção de talentos.
A Benefício Certo pode ajudar na cultura da sua empresa!
Como visto, melhorar a cultura organizacional é um esforço contínuo que requer práticas consistentes e estratégias bem alinhadas aos valores e objetivos do negócio. Para alcançar esse objetivo, você pode contar com a Benefício Certo.
Administradora de benefícios, especializada em Vale-Transporte, conta com outras soluções como vale-refeição, vale-alimentação, vale-combustível, vale-cultura e cartões pré-pagos. Além disso, atende em todo o território nacional, sendo a escolha certa para uma gestão eficiente e inovadora.
Conte com a Benefício Certo e ofereça benefícios corporativos alinhados à cultura organizacional. Para saber mais sobre, entre em contato!