Descubra como aproveitar datas comemorativas para engajar colaboradores

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Skype
Twitter
Email

A atenção ao bem-estar e à felicidade dos colaboradores é um tema central no universo de Recursos Humanos e por uma boa razão. Afinal, são eles que impulsionam o funcionamento diário das organizações e a produtividade no trabalho está intrinsecamente ligada à satisfação e saúde dos funcionários. Nesse contexto, o engajamento surge como um indicador fundamental, representando o nível de envolvimento, comprometimento e entusiasmo dos membros de uma equipe em relação ao seu trabalho e à empresa em que trabalham.

Segundo dados da Gallup, apenas 23% dos trabalhadores em todo o mundo se consideram engajados em seus empregos. Embora esse número represente um aumento em relação a períodos anteriores, ainda significa que a grande maioria, ou seja, 77%, permanece desengajada em seus trabalhos atuais. Portanto, se a sua organização ainda não prioriza o engajamento, é necessário começar a fazê-lo.

Uma maneira eficaz de promovê-lo é aproveitar as datas comemorativas ao longo do ano. Esses momentos especiais oferecem oportunidades para criar conexões emocionais, promover o senso de comunidade e reconhecer o valor dos profissionais. Celebrar o Dia das Mães, não só demonstra apreço pelas mães, mas também fortalece os laços entre a empresa e sua equipe.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a explorar maneiras práticas de engajar seu time, aproveitando ao máximo as datas comemorativas ao longo do ano. Descubra como o Dia das Mães e outras ocasiões podem ser transformadas em oportunidades para promover um ambiente de trabalho mais colaborativo, motivador e gratificante para todos.

Importância do engajamento no ambiente de trabalho

A experiência dos colaboradores desempenha um papel fundamental no sucesso das empresas em todo o mundo. Segundo um estudo conduzido pela Gallup, equipes engajadas são 17% mais produtivas e 21% mais lucrativas.

Além disso, uma sólida estratégia de engajamento também traz impactos positivos em diversos aspectos, tais como:

  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Reforço da reputação da marca;
  • Aumento da atratividade da empresa no mercado;
  • Redução do turnover;
  • Elevação do valor da organização no mercado.

Por que usar datas comemorativas para promover o engajamento?

As datas comemorativas oferecem uma oportunidade para fortalecer o engajamento dos colaboradores e colher benefícios tanto internos quanto externos. Veja alguns a seguir:

Engajamento 

As datas festivas proporcionam um ambiente propício para engajar e motivar os funcionários. Esses momentos, geralmente mais leves, quebram a rotina e estimulam a interação entre os diferentes setores.

Ações de conscientização e celebração promovem a empatia e levantar o moral das equipes, resultando em um maior interesse nas atividades promovidas pelo RH e um maior alinhamento com os valores da empresa.

Fortalecimento do employer branding

O investimento no desenvolvimento e valorização dos profissionais durante as datas comemorativas não se limita ao ambiente interno. Funcionários que se sentem reconhecidos tendem a se tornar defensores da marca, promovendo-a de forma positiva.

Ao trabalhar o employer branding, a organização pode se tornar uma referência no mercado, atraindo talentos qualificados e se tornando o empregador de escolha para aqueles em busca de uma carreira gratificante.

Melhoria do clima organizacional

A realização de ações ajuda os colaboradores a estabelecerem vínculos entre si, fortalecendo os laços dentro da equipe e melhorando a comunicação. Um clima organizacional positivo contribui para o aumento da satisfação no trabalho, a retenção de talentos e a atração de novos candidatos qualificados.

Continue a leitura para descobrir como aproveitar especificamente o Dia das Mães para fortalecer o engajamento e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor.

Como usar o Dia das Mães para promover engajamento

O Dia das Mães merece destaque e consideração nas empresas por várias razões importantes. É um momento para reconhecer e celebrar esta data especial e também um gesto de sensibilidade em relação às mulheres que enfrentam o desafio da maternidade enquanto se dedicam ao mercado de trabalho, equilibrando múltiplas responsabilidades.

Além disso, implementar ações de endomarketing é uma maneira eficaz de criar um ambiente de trabalho mais acolhedor, respeitoso e inclusivo. Desenvolver uma campanha durante este período permite:

  • Fortalecer a cultura organizacional;
  • Reconhecer e valorizar as colaboradoras que são mães;
  • Fomentar e fortalecer relacionamentos interpessoais;
  • Demonstrar a lealdade e preocupação da empresa;
  • Contribuir para uma experiência positiva.

As atividades planejadas para este dia também podem servir como uma oportunidade para entretenimento, melhorando o clima e aliviando o estresse da rotina. Acima de tudo, é uma maneira de promover a integração da equipe.

Ao planejar ações de endomarketing para o Dia das Mães, é essencial abordar o tema com sensibilidade. Certifique-se de que as atividades propostas sejam inclusivas e respeitosas da diversidade.

Como a Benefício Certo pode ajudar em datas comemorativas

Oferecer benefícios especiais às mães colaboradoras é uma estratégia eficaz para demonstrar reconhecimento e valorização por seu trabalho e dedicação. Esses benefícios podem assumir várias formas, desde folgas remuneradas até presentes personalizados, contribuindo para fortalecer o vínculo.

Por exemplo, um voucher para um jantar especial pode ser disponibilizado no cartão alimentação ou um cartão presente para compras pessoais, podem proporcionar momentos de relaxamento e prazer.

Promover programas de reconhecimento e valorização é outra maneira de recompensar e incentivar seu trabalho. Isso pode incluir programas de premiação ou reconhecimento, como destacar as realizações das mães colaboradoras em boletins internos da empresa ou por meio de bonificações com cartões presentes. 

A Benefício Certo é referência na administração de benefícios corporativos por todo o Brasil. Além do Vale-Transporte, Vale-Refeição e Vale-Alimentação, também oferecemos opções como cartões pré-pagos, que podem ser utilizados para ações de premiações e reconhecimentos. 

O cartão pré-pago fornecido pela Benefício Certo oferece abrangência em todo território nacional com uma extensa rede credenciada, garantindo simplicidade e conveniência. A companhia estipula previamente um valor creditado no cartão, por ser tudo digital e menos burocrático torna mais fácil o controle de custos e valores destinados. Além disso, não exige conta em banco, descomplicado e sem vínculo com instituições bancárias.

Aposte nessa ação e valorize os profissionais. Tem interesse? Fale conosco!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém