Entenda como o RH pode ser mais produtivo e gerar melhores resultados

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

As funções do departamento de RH costumam estar muito concentradas nas demais equipes da empresa. Desafios como: contratações alinhadas, criação de planos de carreira, estratégias de retenção de colaboradores e auxílio no bom desenvolvimento das pessoas são exemplos de tarefas que beneficiam os outros. Mas como melhorar a produtividade de suas próprias atividades em seu próprio departamento? 

 

Embora um gestor de pessoas precise estar atento ao bom andamento dos profissionais ao seu redor, ele também deve estar atento ao seu próprio desenvolvimento. Até porque seu trabalho deverá ser um modelo de produtividade, além de inspirar outras equipes. Portanto, se você, como profissional de RH, precisa de uma ajuda para aumentar sua produtividade, continue lendo este artigo. 

Produção x Produtividade

Primeiro, precisamos entender a diferença entre produção e produtividade. Uma pessoa que produz em massa um grande número de produtos nem sempre é produtiva. Compreenda as diferenças de conceitos.

 

Produção

Dicionário online de Portuquês: “O que é produzido; volume ou quantidade que se produz de algo”.

Quando consideramos o que é produzido, não consideramos como a tarefa em questão é realizada, o nível de entrega ou quais resultados a entrega produz. Isso é apenas uma entrega, uma atividade concluída.

 

Produtividade

Dicionário online de Português: “A relação que se consegue obter entre o valor e a quantidade produzida e àqueles que foram colocados à produção; rendimento”. 

 

Essa definição costuma ser usada para se referir ao desempenho econômico, mas quando falamos sobre produtividade organizacional e até pessoal, a produtividade inclui um fator indispensável: aproveitamento. A produtividade está relacionada aos seus métodos de produção e às atividades que você desenvolve. Portanto, essa é a relação entre tempo, quantidade e qualidade do serviço.

Como ser mais produtivo no RH

Agora que você compreendeu a diferença entre produzir e ser produtivo, confira algumas boas práticas para que a produtividade seja uma realidade em seu dia a dia.

Priorização

Para entender como aumentar a produtividade, uma das coisas mais importantes é listar as prioridades do dia. Frequentemente, nos perdemos em tarefas menos importantes e deixamos as tarefas mais relevantes em segundo plano. Portanto, é essencial entender como identificar e listar as atividades mais importantes e agir primeiro.

Planejamento

Não adianta saber quais atividades são mais importantes e não organizá-las de forma clara e objetiva. O tempo que você gasta planejando, sem dúvida, levará a um processo de execução mais ágil. Portanto, não interprete esta ferramenta de gestão como uma perda de tempo, pois, na verdade, se não houver um planejamento, o tempo dedicado à organização afetará você gastando mais tempo para executar.

Uma tarefa por vez

Muitas vezes temos medo do que precisa ser feito, por isso queremos fazer tudo ao mesmo tempo. Mas algumas metodologias provam que quando nos concentramos em uma tarefa, iniciando e terminando uma tarefa por vez, trabalhamos com mais eficiência. Claro, algumas profissões exigem que os profissionais assumam mais tarefas. No entanto, focar no trabalho no momento sem ser interrompido pode nos ajudar a completar nosso checklist. 

Falando em checklist, uma boa dica é fazer listas: digitalizar, em post-its, no vidro da janela, enfim, onde você possa vê-las, porque aí você não se preocupa tanto com o que tem Coisas para fora. Coisas para fazer e lembrar, porque tudo está em ordem.

Automatização

Hoje, temos diversos recursos que podem executar determinadas funções automaticamente. O segredo de como aumentar a produtividade é usar a tecnologia com precisão para buscar benefícios para si mesmo. Para tanto, softwares de automação, chatbots e fórmulas em Excel são exemplos de mecanismos que podem otimizar determinadas tarefas e aumentar a eficiência do trabalho. 

Esforço e recompensa

Os psicólogos explicam que, quando usamos métodos de esforço e recompensa, nosso cérebro funciona bem, ou seja, por causa dos bônus, tendemos a agir. Dessa forma, uma boa estratégia para produzir mais produtos é estabelecer metas e se recompensar pelo que você faz. Portanto, crie seu próprio sistema de esforço e recompensa, pois assim você poderá se motivar e se sair bem e com agilidade. 

Consciência produtiva

Nossos pensamentos são poderosos para nossas ações. Embora seja difícil, o ideal é se convencer de que você precisa e pode aumentar a produtividade. Isso porque, mesmo que você leia e entenda como implementar cada uma dessas sugestões, se você não consegue controlar seus pensamentos, tudo se distrai e se concentra, então você pode facilmente se desviar do objetivo de manter a produtividade. 

Certamente, com essas recomendações, agora você sabe como ser mais produtivo e se tornará um profissional que realiza suas atividades de maneira inteligente e eficiente, fazendo com que seus indicadores de produtividade sejam muito mais satisfatórios e tragam inúmeros benefícios para você e sua empresa.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o Blog da Benefício Certo para mais dicas voltadas a temas como marketing, RH e benefícios.

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email