Ter a escuta ativa como uma ferramenta aliada da empresa pode melhorar significativamente a relação com os trabalhadores, afinal, esse é um recurso que facilita a comunicação e consequentemente a qualidade do trabalho.
Mas por que isso acontece? Bom, antes de mais nada é preciso entender o que esse conceito significa, de fato. A escuta ativa nada mais é do que a plena dedicação de ouvir e compreender com sensibilidade o que a outra pessoa tem para dizer.
Ou seja, uma maneira de não receber as informações de forma totalmente passiva, mas, sim, com um interesse genuíno em estabelecer uma relação com o interlocutor.
Como implementar a escuta ativa no trabalho?
A prática da escuta ativa é tão importante quando o hábito de dar feedbacks aos colaboradores, por exemplo. Portanto algumas maneiras de viver isso no dia a dia da empresa são:
Ter um canal de comunicação aberto
O primeiro passo para ter uma escuta ativa na empresa é abrir espaço para que os colaboradores possam se sentir à vontade ao falar sobre suas queixas, sugestões e até mesmo perguntas.
Muito se fala no mercado de trabalho sobre o quanto o feedback é importante na cultura corporativa, no entanto, é importante também que a organização tenha a disponibilidade de ouvir o que os funcionários têm para dizer. Afinal, a relação entre empregado e empregador deve ser uma mão de via dupla.
Dialogue verdadeiramente
Não basta abrir canal para espaço, é preciso estar atento ao que as pessoas têm para falar. Ou seja, é necessário dialogar, estar presente, se fazer solícito e, obviamente, mostrar interesse na mensagem que o interlocutor estiver passando.
Se há dúvidas, pergunte. Se há equívocos, mostre cuidadosamente os erros, e sobretudo, esteja disposto a ouvir de fato o que o outro tem pra falar.
Pratique a empatia
A empatia, certamente, é um dos pilares da boa convivência, no ambiente de trabalho essa característica não pode faltar, sobretudo, em pessoas que estão em cargos de liderança.
Se colocar no lugar do outro é muito necessário para que seja possível compreender o que o outro está falando, portanto, empatia é algo indispensável no dia a dia do trabalho!
Sua empresa tem praticado a escuta ativa? A prática permite aproximar os colaboradores, construindo assim, um ambiente corporativo cada vez mais saudável!