Home Office: Como Gerenciar a Equipe Distância

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Trabalhar de casa, fazer o famoso home office, é algo que tem se tornado muito comum no mercado de trabalho, especialmente em empresas que são mais disruptivas, no entanto, isso pode ser um verdadeiro desafio, afinal, como gerenciar uma equipe a distância? 

Claro que com a tecnologia a nossa disposição fica tudo mais fácil. Hoje em dia, existem softwares que facilitam o home office e garantem que o trabalho seja executado do mesmo modo como se tivesse sendo feito na empresa. 

Contudo, é necessário que a empresa esteja aberta a isso e queira investir em tecnologias que possam facilitar o gerenciamento dos colaboradores, no entanto, ferramentas tecnológicas não são suficientes se não houver organização e harmonia entre o time.

Desse modo, listamos abaixo algumas práticas que os gestores juntamente com as organizações podem adotar. Continue a leitura para saber mais! 

Controle Horários 

O primeiro passo para ter sucesso no home office é entender que os horários precisam ser controlados e cumpridos. Disciplina é a palavra-chave neste momento. A jornada de trabalho deve ser seguida normalmente, com o horário de almoço, pausas para um café ou até mesmo para um breve descanso, assim como é também recomendado que se faça na empresa.

Para as empresas que exigem que os colaboradores batam ponto, existem aplicativos que podem ajudar nesse quesito. É um jeito de garantir que o profissional está cumprindo com a carga horária, mas por outro lado, é também uma maneira do colaborador organizar os horários dele para o trabalho, lazer, estudos, etc. 

Tenha uma Comunicação Eficaz

Na empresa é muito mais fácil se comunicar com os colaboradores, pois eles estão no mesmo ambiente. Mas como fazer isso estando em home office? Bom, certamente, aplicativos como o WhatsApp e o e-mail são as principais linhas de comunicação. 

Mas hoje em dia, graças a tecnologia é possível usar outros recursos, como plataformas de vídeos que possibilitam reuniões em grupo e até mesmo a telefonia em nuvem, que oferece uma série de vantagens, não apenas de comunicação, mas também de acesso a relatórios. 

Use plataformas de Gerenciamento de Tarefas

Para acompanhar bem o andamento do trabalho não basta apenas conversar com os colaboradores, é necessário ter um controle disso. Para isso é possível usar algumas plataformas de gerenciamento de tarefas. 

Existem algumas que são bem intuitivas e possuem versão gratuita, como é o caso do Trello. Nessa ferramenta é possível mostrar os projetos concluídos, que estão em andamentos, quais serão iniciados, criar blocos de conversas, etc. Vale pesquisar por outras, saber como são as versões pagas, para entender quais que se encaixam melhor para o dia a dia e necessidade da equipe. 

Prepare os Colaboradores para uma Nova Rotina

Apesar de parecer mais confortável trabalhar de casa, não são todos os profissionais que preferem, mas as vezes é necessário aderir a modalidade. Desse modo, é necessário preparar os colaboradores para que se adaptem a rotina do home office, visto que, pode haver diversas distrações. 

É preciso estabelecer uma rotina para que as coisas sejam conduzidas tranquilamente. Portanto, seguir alguns pequenos rituais podem auxiliar nesse período. Por exemplo: ao acordar, tomar um banho, trocar de roupa, fazer o café, iniciar as atividades, durante o dia fazer as pequenas pausas que normalmente são feitas no trabalho, etc.

Outro ponto importante é definir onde será o local da casa que irá ficar, ele precisa estar organizado e propício para o trabalho, pois é muito mais fácil perder o foco fazendo home office. 

Mostre-se Presente no Home Office

A sua equipe precisa sentir que consegue fazer o trabalho home office sem depender de um chefe ao lado, mas por outro lado, precisa ter certeza de que pode contar com você e que está os acompanhando devidamente. 

A confiança neste momento é muito importante e faz total diferença na forma como o trabalho será executado. Isso irá influenciar diretamente na harmonia entre a equipe, então é necessário mostrar-se sempre presente e junto aos colaboradores 

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