Em 2020, por causa da pandemia, diversas empresas foram obrigadas a fazer home office, a medida foi tomada para reduzir o contágio de coronavírus na população. E depois de um ano, o trabalho remoto ainda é necessário.
Isso significa que as empresas já puderam se adaptar a esse modelo de trabalho, certo? Embora esse pensamento não esteja errado, ainda assim o home office é um desafio para as companhias.
Afinal, muitas tiveram que fazê-lo as pressas. Quando trata-se do bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, o home office pode ser ainda mais complicado.
Pois, na estrutura física da companhia, o RH promove uma série de ações para garantir o bem-estar de todos. Mas como dar continuidade a isso quando os profissionais estão em casa?
Como mantê-los motivados e engajados com a empresa durante esse período de distanciamento social? Sabemos que não é uma tarefa fácil, por isso iremos mostrar nos próximos parágrafos como tornar o trabalho mais atraente durante o home office. Continue a leitura para saber mais!
1. Ofereça estrutura
Na empresa existe toda uma estrutura para que o colaborador possa executar suas atividades. Quando falamos em home office, é necessário que a organização também se preocupe com isso.
O trabalho remoto não era é um hábito muito comum para a maioria dos brasileiros, então muitos não tinham um local reservado para isso. Certifique-se que o seu colaborador tem à disposição dele todos os recursos necessários para executar as atividades. E caso não tenha, providencie!
2. Cuide da saúde dos colaboradores
Esse tem sido um período muito difícil para todos. O isolamento social pode desencadear uma série de coisas: estresse, ansiedade e até mesmo depressão.
Definitivamente, é muito difícil se blindar de tudo o que acontece e manter-se seguro. Oferecer apoio emocional, por meio de terapias, é muito importante neste momento. Elas podem ser em grupo ou individuais, o mais importante é cuidar da saúde de todos.
3. Amplie os benefícios para contemplar o home office
Ofereça benefícios que contribuam com um home office cada vez melhor. Muitas empresas dão ajuda de custo que o colaborador pode utilizar para pagar a internet, por exemplo. Pois, uma vez que ele trabalha em casa, o consumo desse tipo de serviço é maior.
Outro jeito de dar algum tipo de auxílio é oferecendo cartão pré-pago para que o profissional possa usá-lo com outros tipos de despesas, como as de supermercado.
4. Tenha uma comunicação efetiva
A comunicação é essencial para que todos estejam alinhados, não somente com o trabalho, mas também com o bem-estar de toda equipe. Reúna o time para conversar, confraternizar, mesmo que de forma online; e faça reuniões – na medida certa – para alinhar projetos.
Sabemos que em tempos de home office, muitas vezes a comunicação pode se perder, por isso é necessário se atentar a esse ponto.
5. Feedbacks
Quando falamos em comunicação efetiva, também estamos falando de feedbacks. Mais do que nunca eles são importantes, pois os profissionais precisam saber como estão evoluindo no trabalho e como melhorar alguns aspectos.
Todo mundo precisa de feedback, é uma maneira de também mostrar que se importa com o desenvolvimento do colaborador.
Agora nos diga, como a sua empresa tem conduzido o home office com os funcionários?