Inovação Empresarial

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Cada vez mais tenho visto grandes empresas procurando mudar sua percepção de inovação. Obviamente, esta não é mais uma busca incessante por novos produtos e mais eficiência, mas uma ideia comum no desenvolvimento de uma cultura inovadora em todas as áreas da empresa. Desafiar a mentalidade tradicional e fornecer soluções para antigos problemas dirigidos a todos os aspectos da organização. 

Por outro lado, empresas de grande porte funcionam como verdadeiras máquinas, buscando resultados previsíveis com orçamentos controlados e tarefas rotineiras para que os padrões de qualidade sejam mantidos.

Como resultado, têm dificuldade em lidar com a incerteza e imprevisibilidade inerentes ao processo de inovação. No texto de hoje, apontarei ações alternativas para superar esse paradoxo e avançar de forma sustentável nessa crescente demanda por inovação. 

Se você se pergunta “por que inovar?”, pode ter certeza de que está atrasado!                               Não é que haja uma resposta precisa, a receita exata para o novo, mas uma grande parte (talvez a maioria) corre atrás da inovação, apenas por medo de repetir erros cometidos no passado. 

Para criar uma cultura de inovação, é preciso definir e colocar em prática uma série de processos que deem voz aos colaboradores. Por exemplo: gerar um canal aberto para o envio de ideias, desenvolver um fórum online para colaboração e iteração, estruturar concursos internos de inovação, realizar workshops visando soluções para problemas reais. Enfim, iniciativas que permitam à empresa ter acesso aos insights e soluções de seus funcionários e assim atribuir à todos essa responsabilidade. As consequências positivas dessas ações disseminam e implementam de modo orgânico a nova cultura por toda a organização. 

Um estudo da IBM questionou 765 líderes empresariais sobre quais seriam as 3 principais fontes de inovação em uma empresa (The Global CEO Study). O resultado foi o seguinte:

Certamente, uma grande empresa, com milhares de funcionários e sem um processo de inovação eficiente, está abarrotada de excelentes ideias. A inovação aparece para semear, cultivar e colher os frutos dessas ideias. Os ganhos implícitos também são relevantes:

E, para finalizar, há de se pensar que somente a constância de ações nessa direção geram resultados consistentes e duradouros.

Celso Campello Neto

Professor universitário e CEO da
Benefício Certo

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email