Cada vez mais tenho visto grandes empresas procurando mudar sua percepção de inovação. Obviamente, esta não é mais uma busca incessante por novos produtos e mais eficiência, mas uma ideia comum no desenvolvimento de uma cultura inovadora em todas as áreas da empresa. Desafiar a mentalidade tradicional e fornecer soluções para antigos problemas dirigidos a todos os aspectos da organização.
Por outro lado, empresas de grande porte funcionam como verdadeiras máquinas, buscando resultados previsíveis com orçamentos controlados e tarefas rotineiras para que os padrões de qualidade sejam mantidos.
Como resultado, têm dificuldade em lidar com a incerteza e imprevisibilidade inerentes ao processo de inovação. No texto de hoje, apontarei ações alternativas para superar esse paradoxo e avançar de forma sustentável nessa crescente demanda por inovação.
Se você se pergunta “por que inovar?”, pode ter certeza de que está atrasado! Não é que haja uma resposta precisa, a receita exata para o novo, mas uma grande parte (talvez a maioria) corre atrás da inovação, apenas por medo de repetir erros cometidos no passado.
Para criar uma cultura de inovação, é preciso definir e colocar em prática uma série de processos que deem voz aos colaboradores. Por exemplo: gerar um canal aberto para o envio de ideias, desenvolver um fórum online para colaboração e iteração, estruturar concursos internos de inovação, realizar workshops visando soluções para problemas reais. Enfim, iniciativas que permitam à empresa ter acesso aos insights e soluções de seus funcionários e assim atribuir à todos essa responsabilidade. As consequências positivas dessas ações disseminam e implementam de modo orgânico a nova cultura por toda a organização.
Um estudo da IBM questionou 765 líderes empresariais sobre quais seriam as 3 principais fontes de inovação em uma empresa (The Global CEO Study). O resultado foi o seguinte:
- Funcionários (41%)
- Parceiros (38%)
- Clientes (37%)
- Consultores (21%)
- Pesquisa e desenvolvimento interno (16%)
- Academia (13%)
Certamente, uma grande empresa, com milhares de funcionários e sem um processo de inovação eficiente, está abarrotada de excelentes ideias. A inovação aparece para semear, cultivar e colher os frutos dessas ideias. Os ganhos implícitos também são relevantes:
- Deixa claro para todos quais serão os caminhos da inovação.
- Reforça o orgulho coletivo pelas pequenas melhorias.
- Torna visível a conexão entre a inovação e a solidez da iniciativa colaborativa.
- Estimula a experimentação e a tolerância ao risco.
- Reconhece iniciativas individuais.
- Faz com que todos fiquem mais atentos às oportunidades.
E, para finalizar, há de se pensar que somente a constância de ações nessa direção geram resultados consistentes e duradouros.
