Inteligência Artificial no RH: entenda como a tecnologia do momento pode ser útil para gestores

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que vem sendo muito utilizada em diversos setores do mundo corporativo, auxiliando e melhorando o trabalho de empresas e seus funcionários nas mais  distintas tarefas. Na área de Recursos Humanos (RH) não poderia ser diferente, com esse recurso, a eficiência e a precisão de processos e decisões podem ser amplamente otimizadas.

Neste artigo, discutiremos as várias formas de como a inteligência artificial pode ser empregada pelos gestores de RH, desde o gerenciamento de dados até a simplificação das tarefas e a coleta de feedbacks. Ficou curioso? Vamos ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse processo que vem mudando, melhorando e facilitando o trabalho e desempenho de empresas no Brasil e no mundo. 

Gerenciamento de dados

A inteligência artificial pode automatizar o gerenciamento de dados, verificando grandes volumes de informação em poucos cliques ou comandos, o que proporciona uma tomada de decisões mais precisas e fundamentadas com relação à alocação de recursos e estratégias de RH. 

Chatbots

Com o uso de IA, podem ser desenvolvidos Chatbots (programas de computador que simulam a conversa humana por meio de mensagens de texto ou de voz) para interagir com funcionários, capazes de responder perguntas frequentes, fornecer feedbacks e encaminhá-los para os recursos corretos, economizando tempo e evitando assim encontros ou reuniões desnecessárias. 

Recrutamento

A tecnologia pode tornar a seleção mais rápida, fazendo a triagem dos currículos dos candidatos de acordo com seu perfil e com as necessidades da empresa. Com isso, a identificação de talentos, sua análise comportamental e a comunicação com os novos aspirantes torna-se muito mais acessível, bem como a possibilidade de coletar insights e feedbacks do processo.

Programas de treinamento

Após o fechamento do contrato, é necessário todo um processo de capacitação para que o novo funcionário fique por dentro e se adeque a todas as políticas internas, padrões de qualidade e procedimentos operacionais da empresa. A IA pode ser muito útil durante esse procedimento já que pode ser usada em um treinamento personalizado, se adaptando às necessidades de cada colaborador. Seu uso permite ainda que se concentrem em pontos que precisam melhorar, além de não haver a necessidade do auxílio de outro funcionário que seria designado para a tarefa, reduzindo assim tempo e custos. 

Funcionários mais antigos também podem ser beneficiados, já que uma Inteligência Artificial estaria disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e possibilitaria consultas e soluções para quaisquer dúvidas, ajudando ainda a monitorar o progresso dos colaboradores. O implemento de treinamentos periódicos também poderia ser realizado, atualizando sobre mudanças nas políticas, procedimentos e regulamentações da empresa.

Análise de Big Data

A inteligência artificial também pode auxiliar na análise de grandes conjuntos de dados de RH, tornando o processo mais rápido, preciso e eficiente, o que ajuda a fugir da demora e de erros que um processo manual pode ocasionar. Além disso, a identificação de padrões e tendências, detecção de anomalias e a análise preditiva tornam-se mais ágeis.

Redução de Tarefas Repetitivas

Tarefas repetitivas também se tornam um problema a menos para o gestor de RH. Como já citado anteriormente, a inteligência artificial pode ajudar a verificar os currículos de candidatos, analisar o desempenho dos funcionários, criar treinamentos personalizados, verificar dados e folhas de pagamento.

Mas não só isso, ela também é capaz de fazer o gerenciamento automático de benefícios como plano de saúde e férias, a previsão de rotatividade dos funcionários, programar entrevistas, verificar referências, analisar dados de benchmarking do setor e da concorrência, permitindo que a empresa compare seu desempenho em relação a outras e tome medidas para melhorá-lo. Todos esses procedimentos podem ser otimizados com o uso de uma IA, reduzindo a carga de trabalho manual.

Feedback

Pesquisas internas e externas são sempre uma parte importante e com uma certa complexidade de serem realizadas. No entanto, o uso de uma Inteligência artificial pode ser uma maneira de simplificar o processo. Os Chatbots, por exemplo, podem ser usados para coletar feedbacks de forma interativa e imediata, captando, analisando dados e mostrando seus resultados. 

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