Liderança e Resultados em uma nova era

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Desafiados pela pandemia global, executivos inseridos em um mercado competitivo cada vez mais volátil e global tendem a efetuar mudanças impactantes na condução dos negócios, na relação com clientes e fornecedores, bem como na maneira como lideram e projetam resultados para as empresas e para a sociedade. As mudanças podem ter surgido por necessidade, mas vale a pena ressaltar que apesar disso, tais alterações vislumbram um grande potencial que vai muito além desta crise. 

Nesse sentido, temas como a rápida compreensão de cenários divergentes e adaptação, além da gestão por resultados, estão cada vez mais em foco nas agendas de profissionais comprometidos com a manutenção da entrega de valor e com o crescimento. 

Diante disso, alguns tópicos em Gestão podem ser listados visando maior foco e atenção destes executivos comprometidos com melhores estratégias de atuação e performance operacional:

  1. Foco na Inovação – Negócios inovadores atendem às necessidades dos clientes de uma maneira única. Para ser sustentável, deve-se inovar e evoluir continuamente. Estar aberto a novas ideias, processos, sistemas e discursos, podem maximizar futuros resultados. Pesquisas sobre tendências de consumo e comportamento, bem como desenvolvimento de soluções diferenciadas que atendam aos novos anseios devem ser priorizadas.

     

  2. Marketing Eficaz – Primeiro, deve-se entender os verdadeiros benefícios dos produtos e serviços oferecidos. Em seguida, deve-se ter uma ideia clara dos desejos dos clientes e o que valorizam. A base de tudo está no relacionamento. Entender os clientes e promover o Marketing One x One, através de inteligência e análise de dados, criando-se ações e campanhas direcionadas, envolvendo tanto Inbound quanto Outbound Marketing, formatando um direcionamento customizado que chamará a atenção dos clientes em potencial.

     

  3. Segmentação e Valor – Encontrar o diferencial competitivo e investir em um posicionamento exclusivo. Deve-se atentar para o mercado, verificando tendências e alterando as ofertas para satisfazer as necessidades dos clientes. Ao diferenciar as ofertas, as empresas se destacam no cenário competitivo e assumem posição de destaque na mente dos consumidores ligados a elas.

  4. Atendimento Personalizado – Conhecer o público em detalhes. Possuir informações minuciosas a respeito do histórico de ligações e visitas, dos pedidos efetuados e dos seus anseios. Relacionamento é essencial, pois garante a fidelização e compras recorrentes, o que gera menos despesas em campanhas e administração de vendas, bem como propicia tíquetes de vendas maiores, uma vez que clientes fidelizados tendem a comprar maiores quantidades e itens personalizados com maiores preços, além de efetuarem tipo de marketing mais eficaz, o boca a boca.

     

  5. Operar com Agilidade e Custos Baixos – Avaliar demandas, organizar processos, analisar capacidades operacionais, eliminar gargalos e garantir a produtividade. Com uma boa logística, o retrabalho, as perdas e os custos tendem a diminuir.

     

  6. Controle – Utilizar indicadores de performance para monitorar o desempenho constante das operações faz com que se possa retroalimentar o sistema, corrigindo eventuais desvios nos padrões pré-estabelecidos para as empresas.

Manter a motivação para inovar, diferenciar ofertas, vender, operar com baixos custos e controlar as operações são práticas de Gestão que podem trazer diferenciais competitivos em um momento tão incerto e delicado quanto este que vivemos atualmente.

Celso Campello Neto

Professor universitário e CEO da
Benefício Certo

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on skype
Share on twitter
Share on email