Nos dias atuais com o avanço da Tecnologia em termos da introdução de novos conceitos, metodologias e ferramentas envolvendo o fortalecimento das transações via internet, a otimização de sistemas de comunicação e automação de processos bem como a priorização do processamento e da análise de dados coletados para consequentes melhores tomadas de decisões, agregados a um mercado completamente inundado com inúmeras propostas de empresas concorrentes, onde a globalização se faz presente, encurtando distâncias por operações logísticas cada vez mais eficazes, os consumidores se tornam cada vez mais informados, criteriosos e exigentes por soluções que possam entregar Experiências únicas e percepção de Valor.
Inúmeras opções e facilidades de aquisição de um produto ou serviço são posicionadas todos os dias, despertando o cuidado das empresas na identificação de clientes e personalização de ofertas, garantindo soluções impactantes que gerem experiências incríveis com base em um relacionamento contínuo, em prol da satisfação e da fidelização.
Neste contexto se dá a importância do Marketing de Relacionamento para as empresas visando principalmente a manutenção e a fidelização das suas carteiras de clientes. O Marketing de Relacionamento se traduz em um conjunto de estratégias e planos de ações que visam aproximar as empresas de seus clientes, desenvolvendo laços mais duradouros e proveitosos do que apenas a conclusão de simples operações de compra e venda.
Nesse processo, o objetivo principal é fidelizar o consumidor: fazer com que ele confie na empresa e tenha um padrão de compras constante, escolhendo-a em detrimento de outras marcas do mesmo setor. Além disso, o cliente fidelizado realiza a mais potente e mais barata ação de comunicação e marketing, a propagação boca a boca. Quando um cliente se torna “embaixador” da marca, ele realiza compras mais frequentes e com tíquetes maiores, trazendo maiores receitas de vendas, além disso, a empresa passa a ser mais eficiente, já que obtém maior previsibilidade no que tange a gestão de seus recursos, processos e infraestrutura, direcionando maiores controles em termos de operações e de estoques, diminuindo consideravelmente os custos. Neste sentido, quanto maior a fidelização da carteira, maiores serão as receitas de vendas e menores serão os custos logísticos, resultando em uma maior rentabilização ao negócio como um todo.
Para que se possa atingir tal patamar, executivos ligados ao Marketing de Relacionamento necessitam interagir e pesquisar tendências, necessidades, vontades e desejos do seu público-alvo. Após, devem direcionar o desenvolvimento de soluções, em termos de produtos e serviços que atendam completamente as expectativas deste público, planejando ações de comunicação e contato que resultem no encantamento de cada cliente. Claro que descontos, promoções, ações de comunicação e brindes auxiliam no reconhecimento da marca, mas não são as essências dessa estratégia. O fundamento básico de um bom Marketing de Relacionamento é escutar e entender as necessidades dos clientes, e é esse princípio que guiará todas as ações decorrentes.
Lembre-se de que todos os colaboradores devem estar atentos as jornadas dos clientes, buscando relacionamento contínuo e a formação de Experiências e Valor. Para isso, deve-se colocar em prática a mentalidade generalizada de atendimento cortês, atencioso, cuidadoso, com empatia, proativo, ágil e principalmente direcionado e personalizado. Relacionamento é baseado em confiança e a partir deste estabelecimento, o ganho se dá em sentido mais amplo, já que todos têm resultados positivos, os clientes satisfeitos e felizes e as empresas com altos índices de rentabilidade e com suas marcas reconhecidas no mercado.