Assim como na vida pessoal, a vida de uma empresa também precisa de objetivos claros e metas definidas com coerência para que os negócios avancem. É importante que tanto os gestores como os colabores estejam alinhados com tudo que a empresa almeja. Assim, todos trabalham em prol de um mesmo objetivo e com os mesmos parâmetros. Esses são aspectos que precisam ser bem definidos a curto, médio e longo prazo e que norteiam o caminho dos negócios. Mas, como saber exatamente o que a empresa almeja?
Missão
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
Assim, é possível conscientizar os colaboradores quanto aos rumos estratégicos da organização. É importante também compartilhar com fornecedores, parceiros e clientes as pretensões dela no mercado. A missão pode ser definida como sendo a identidade da empresa, explicitando seu negócio, sendo concisa e objetiva. Algumas empresas, entretanto, preferem explicar detalhadamente como alcançar o sucesso e como medi-lo, outras sintetizam a missão em uma única frase.
Visão
- Como queremos ser vistos no futuro?
- Qual é o desafio que se apresenta para os nossos colaboradores?
- Onde estaremos atuando com nossos clientes?
- Quais são as principais oportunidades que podem surgir?
Valores
Nos valores de uma empresa estão intrínsecos os princípios éticos e morais de um indivíduo. Para o mundo empresarial, não é diferente. Os valores guiam a conduta de uma organização, quando planos de Missão e Visão estiverem em execução. São inegociáveis, ditando comportamentos e atitudes no funcionamento de toda estrutura organizacional e dão suporte às formas de relacionamento dos colaboradores entre si e perante os clientes, fornecedores e sociedade.
Para os valores serem seguidos dentro da empresa, eles precisam atender a certos critérios, como:
- Clareza e objetividade, permitindo a compreensão de todos;
- Conhecimento público para toda a organização, cliente e sociedade;
- Ser seguido obrigatoriamente à risca por todos dentro da empresa.