Missão, visão e valores: Saiba como fazer!

Assim como na vida pessoal, a vida de uma empresa também precisa de objetivos claros e metas definidas com coerência para que os negócios avancem. É importante que tanto os gestores como os colabores estejam alinhados com tudo que a empresa almeja. Assim, todos trabalham em prol de um mesmo objetivo e com os mesmos parâmetros. Esses são aspectos que precisam ser bem definidos a curto, médio e longo prazo e que norteiam o caminho dos negócios. Mas, como saber exatamente o que a empresa almeja?

Missão

A missão de uma empresa corresponde ao seu propósito e para quem ela de destina. Para definir isso com assertividade, é interessante que se responda a três questões básicas:

Assim, é possível conscientizar os colaboradores quanto aos rumos estratégicos da organização. É importante também compartilhar com fornecedores, parceiros e clientes as pretensões dela no mercado. A missão pode ser definida como sendo a identidade da empresa, explicitando seu negócio, sendo concisa e objetiva. Algumas empresas, entretanto, preferem explicar detalhadamente como alcançar o sucesso e como medi-lo, outras sintetizam a missão em uma única frase.

Visão

A visão, nada mais é que um cenário futuro ou uma intuição, um sonho, uma evidência. Ela está acima de qualquer objetivo dentro da empresa, é praticamente a imagem projetada para o futuro da organização que deve ser compartilhada e apoiada por todos os colaboradores que já trabalham ou venham a trabalhar na organização. Mas, para que a visão seja compartilhada e apoiada por praticamente todos os colaboradores da empresa, ela deve, se possível, ser construída com a participação de todos, buscando expressar um sonho futuro também desejável para eles. Para definir uma visão a organização deve levantar as seguintes reflexões:

Valores

Nos valores de uma empresa estão intrínsecos os princípios éticos e morais de um indivíduo. Para o mundo empresarial, não é diferente. Os valores guiam a conduta de uma organização, quando planos de Missão e Visão estiverem em execução. São inegociáveis, ditando comportamentos e atitudes no funcionamento de toda estrutura organizacional e dão suporte às formas de relacionamento dos colaboradores entre si e perante os clientes, fornecedores e sociedade.

Para os valores serem seguidos dentro da empresa, eles precisam atender a certos critérios, como:

Para a definição da estratégia de qualquer empresa entendemos ser fundamental a definição de sua Missão, Visão e Valores. Esses fundamentos devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores. Da mesma forma, as avaliações frequentes devem ser feitas para saber se a empresa está seguindo a estratégia que foi definida através desses fundamentos. Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!

Compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia também